ARTICULISTAS

Pentecostes

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 03/06/2022 às 20:55Atualizado em 18/12/2022 às 20:06
Compartilhar

O nome “Pentecostes” tem sua origem na língua Grega e significa cinquenta dias depois, isto é, após o dia da festa da Páscoa. Há um texto bíblico que diz: “Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu” (Lc 24,49). Então, o que celebramos mesmo é a realização dessa promessa contida na Bíblia, a presença do enviado de Deus, em Jesus Cristo, o Espírito Santo, chamado de Paráclito.

Diz-se que o Espírito Santo é o nosso guia, que ilumina os caminhos das pessoas, na direção do bem. Não é espírito do mal, de uma atitude que prejudica o bem comum e a felicidade do outro. Podemos constatar a existência de quem age com o espírito do mal, porque prejudica as pessoas e deixa conturbada a ordem social. Com isto, dizemos que existem duas forças contraditórias na humanidade.

Ao falar do mal, podemos fazer alusão à famosa cena da Torre de Babel, uma expressão enxertada de egoísmo e prepotência do ser humano, querendo agir contra os princípios divinos (cf. Gn 11,4). A Torre, que era para atingir o céu, acaba criando divisão e confusão, não conseguindo atingir os objetivos pretendidos. Faltou o senso da comunicação, da confiança em Deus e se desentendiam.

Por outro lado, ao falar da prática do bem, nós aludimos ao Espírito Santo como fonte de comunicação e entendimento entre as pessoas. Desta forma, foi o que aconteceu no Dia de Pentecostes, quando Jesus apareceu no Cenáculo, desejando aos apóstolos a paz, a presença do Espírito Santo e o envio em missão para proclamar a confiança em Deus e a força da unidade entre as pessoas.

Que tipo de pentecostes presenciamos na cultura moderna? Hoje temos uma realidade profundamente marcada por inúmeros desentendimentos, ofensas, brigas, desrespeito à vida, polarizações, agressões, mortes, etc. Até parece que vivemos uma grande babel. Certamente não é a atuação do Espírito Santo! Há uma sensível falta de abertura e sintonia para com a fé e a cultura do bem.

O Espírito Santo de Deus é um sopro de vida, também de superação de dificuldades e de entendimento, que sugere alegria e missão. Para isto temos que lutar para superar as chagas da sociedade que a fragilizam, como a indiferença, o ódio, a violência, o descaso, o abuso e a corrupção moral, social e política. O Espírito Santo nos faz todos membros de um mesmo corpo, em Deus.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por