ARTICULISTAS

Palavra testemunho

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 30/04/2022 às 18:25Atualizado em 18/12/2022 às 23:03
Compartilhar

Passou-se mais uma Semana Santa. Agora os cristãos foram introduzidos no tempo da Páscoa, quando Jesus, morto na cruz, dá o testemunho da verdade de sua vida, fundamentada e comprovada através de aparições, como Ressuscitado, às pessoas. Os Evangelhos comprovam essa realidade da vida e da doutrina de Cristo. Agora é o nosso testemunho, livre e consciente, com base na Palavra de Deus.

Diante dos acontecimentos após a trágica Paixão de Cristo, nesse tempo pascal, imaginamos o caminho feito pelas primeiras comunidades cristãs com os objetivos de identificação e autenticidade sobre a veracidade da Ressurreição, a comprovação de que o Senhor, tendo morrido na cruz, realmente está vivo e presente no meio de todos. É o drama do mistério da vinda e da vida de Jesus.

Esse mistério continua hoje, talvez com maior intensidade dentro de um clima de ceticismo muito forte dos últimos tempos. Há uma crença de que o espírito humano não tem condições e nem procedimentos intelectuais para atingir a plenitude da verdade. O mesmo acontece a respeito da identidade mistérica de Jesus Cristo, principalmente quando dizemos que Ele era homem e Deus.

Os apóstolos também tinham dificuldade para compreender a dimensão da vida do Senhor. Entender o humano era fácil, porque conheciam até a sua origem, da casa de um carpinteiro. Mas não se davam conta de que Jesus, além da sua humanidade, da convivência dele na vida social e comunitária, era a presença de Deus no meio da comunidade, esvaziando-se por completo como Ser divino.

Em outra forma de ver, não entendiam que o Crucificado e o Ressuscitado eram a mesma pessoa, firmando a plenitude da aliança da criação com a eternidade. Isso não era um mito ou como uma invenção despida de fundamentação histórica e bíblica. A cena da vida de Jesus foi um grande acontecimento, a confirmação de uma promessa trabalhada pelos profetas no Antigo Testamento.

A vida pública de Jesus foi um aprendizado para aqueles da sua convivência. Aprendizado também para seus seguidores de hoje, porque o desafio do esvaziamento, do sacrifício e da renúncia é quase incompatível com a cultura hedonista e vazia de compromissos sérios. Então, seguir o Cristo é correr risco de sofrimento e incômodo provocado pelas estruturas injustas da atualidade.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por