ARTICULISTAS

Ressurreição do Senhor

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 22/04/2022 às 20:33Atualizado em 18/12/2022 às 19:23
Compartilhar

A Ressurreição de Jesus está no centro da doutrina da fé e da teologia cristã, inclusive fazendo parte da profissão de fé, do Credo, quando ali proclamamos: “Ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, conforme as Escrituras”. Compreendemos então que, após a morte na cruz, na sexta-feira da Semana Santa, no domingo, Jesus voltou à vida e se manifestou aos apóstolos e aos discípulos.

Após a morte na cruz, Jesus é ungido e sepultado, colocado num túmulo novo, oferecido por José de Arimateia. Durante quarenta dias, ele apareceu aos seus primeiros seguidores, em inúmeras ocasiões, antes de voltar para a casa do Pai. Esse fato é celebrado pelos cristãos, em todos os tempos, no Domingo da Páscoa, que corresponde, mais ou menos, à Páscoa dos Judeus.

A fé dos cristãos é consolidada, tendo como base o fato da ressurreição do Senhor. Talvez até pudéssemos pensar que isso significa realização da plenitude da Aliança travada entre Javé e Abraão, lá no Antigo Testamento. Deus vem ao encontro das pessoas para levá-las ao encontro com Ele. Na Ressurreição acontece a realização do plano de Deus, salvar a humanidade.

A historicidade da ressurreição é contestada por estudiosos, mas sem fundamentação concreta nos princípios da fé. Ali está a motivação da fé dos cristãos, para o crer e trabalhar no processo de libertação, que nada mais é do que caminho de salvação em Deus. Ressuscita todo aquele que persevera na esperança e transforma suas fraquezas e negligências em experiência de vida.

A nova cultura precisa ressuscitar de suas cinzas, de suas fraquezas, para superar as práticas de mortes violentas e do pavor provocado pelo medo generalizado acontecido com tanta frequência na atualidade. Deixamos de ser humanos e fraternos com as ações constantes de desumanidade. Com isto, as consequências são de infelicidade, tornando a vida cada vez mais difícil e irrealizada.

Ainda é tempo de desejar uma Feliz e Santa Páscoa. Como é bom viver a harmonia, a convivência e o respeito mútuo. A intenção da ressurreição de Jesus Cristo, feito de modo obediente e consciente diante da permissão do Pai, era para valorizar o sentido da vida e do bom relacionamento na humanidade. Ainda há muito tempo para a recuperação da dignidade da pessoa humana, imagem do Criador.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por