ARTICULISTAS

Importa a misericórdia

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 19/11/2021 às 17:44Atualizado em 18/12/2022 às 16:58
Compartilhar

A sensibilidade humana é um dom que possibilita a prática da misericórdia, o sentimento de compaixão mediante a fragilidade e miséria do outro. É também exercício de solidariedade para com a pessoa alheia ao encontrá-la no desespero e sofrimento. Assim é a misericórdia divina, porque a identidade revelada de Deus mostra a marca da acolhida e do perdão oferecidos aos que o procuram.

Na realidade brasileira, com tamanha instabilidade política, cultural, econômica e religiosa, a distância entre o pobre e o rico cada vez maior, o que pode evitar conflitos é a capacidade de misericórdia e ação concreta de partilha. Existe muito desespero no meio do povo na espera dos gestos de compaixão. A forte idolatria do poder e do acúmulo não pode continuar sacrificando vidas desassistidas.

A sabedoria de Deus acontece através de valores, da prática da justiça e da misericórdia, fatos fundamentais para preservar a vida das pessoas. É muito difícil conseguir entender o avanço do progresso na tecnologia, a chegada revolucionária do sistema virtual do 5G, com orçamentos bilionários no país e ver grande parte da população sem ter como viver com dignidade e mergulhada na miséria.

Misericórdia significa vitória diante das forças de opressão e morte, ânimo e vida com esperança. As pessoas têm bondade no coração, mas precisam ser motivadas para os gestos daquele bom samaritano do Evangelho. Falamos das obras de misericórdia: dar de comer a quem tem fome, vestir os nus, dar pousada aos peregrinos, assistir aos enfermos, visitar os presos e enterrar os mortos.

Num mundo de idolatrias, injustiças, profundas tensões e muito desânimo, praticamente não há outro caminho para conquistar valores humanos, que não passe pela prática concreta e cristã da misericórdia. Não é um trajeto de poder e ter, mas reconhecimento de fragilidades que fazem parte dos limites do ser humano. Todo ato de misericórdia engrandece e eleva a vida dos indivíduos.

O termo “misericórdia” tem feito profunda ressonância nas palavras do Papa Francisco, que vê o futuro do mundo em perigo se não houver gestos concretos de compaixão, perdão e misericórdia. Concluímos que dessas atitudes emerge a esperança e conseguimos enxergar uma sociedade que tem como projeto o bem comum, a construção da fraternidade universal assentada na justiça.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por