ARTICULISTAS

Marca indelével

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 05/11/2021 às 18:32Atualizado em 19/12/2022 às 01:14
Compartilhar

Revivemos o Dia de Finados, neste ano fazendo memória de mais de seiscentas mil pessoas falecidas no Brasil, por consequência da pandemia do coronavírus. É uma das marcas mais profundas e indeléveis, quase sem precedentes, na vida das famílias. Fica a marca da saudade e do vazio, mas também a força da esperança, que é sinal de superação e de fé, colocando todos nas mãos de Deus.

A Igreja celebra também a solenidade de todos os santos. Reconhece a marca de santidade na vida concreta de muitas pessoas, porque fizeram um caminho de construção do bem e de testemunho enraizado nos ensinamentos do Evangelho e de seguimento de Jesus Cristo. Essa conduta autêntica de vida consegue fazer frutificar, nas pessoas da comunidade, a via e o dom da santidade.

Determinadas marcas ficam muito visíveis na sensibilidade dos indivíduos, principalmente aquelas que afetam os sentimentos mais profundos, como é o caso da morte de um ente querido. Agora é olhar para frente e achar caminhos de superação do que foi perdido com a pandemia. É importante lançar mão na força da fraternidade e assumir novos tempos reinventando novas práticas na vida.

A marca da santidade nada mais é do que viver na condição de filho adotivo de Deus, participando da natureza divina. Isso supõe esforço humano, mas também abertura para o sobrenatural, ao que transcende as realidades temporais. O mundo, que envolve a história de cada pessoa, não permanece para sempre, ele passa e ficam apenas as obras realizadas na convivência cotidiana.

Hoje nós temos as marcas da cultura moderna, do cenário internacional, da realidade brasileira e de cada situação local, com sinais de provação, sofrimento, dependência e debilidade. O que não pode acontecer é deixar de confiar na misericórdia e na acolhida divina, onde é possível encontrar segurança, conforto e esperança. A pandemia está mostrando o nível da debilidade humana.

Não são suficientes as marcas do bem-estar, ter dinheiro, poder e prestígio para ser feliz, porque tudo isso passa num piscar de olhos. A questão fundamental é saber o que fica de santidade, aquilo que prova a identidade duradoura da pessoa. Isto significa andar na contramão das propostas induzidas pelo mundo, onde o indivíduo não consegue enxergar além dos limites da própria estatura.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por