ARTICULISTAS

Comunidade de fé

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 27/08/2021 às 19:17Atualizado em 19/12/2022 às 02:25
Compartilhar

Entende-se a palavra “comunidade”, dentro da visão cristã, quando se supõe a fé como dom de Deus. Só assim podemos ter um olhar além do natural, condição essencial para a prática do amor e a criação de reais laços fraternos. Desta forma, vamos compreender a comunidade de fé como espaço de convivência convergente, apoiado em critérios do respeito, do valor ao outro e da autenticidade de vida.

Aliás, existe uma impressionante riqueza de dons, virtudes, serviços e facilidades dentro de uma comunidade. No mês de agosto, a liturgia da Igreja evidencia algumas dessas realidades por considerar o seu nível de importância para a prática de fé: os sacerdotes, os pais, os religiosos e religiosas, os diversos fiéis leigos e leigas, entre eles os catequistas. Mas a diversidade vai muito além destes citados.

O que constitui realmente uma verdadeira comunidade de fé é o comprometimento e a fidelidade às práticas de boa convivência entre as pessoas que ali residem. O contato frequente da comunidade com a Palavra de Deus, que contém uma verdadeira sabedoria divina, pode iluminar muito a vida das pessoas e as motivar a uma convivência sadia, de segurança, de paz e de vida saudável.

Dentro da diversidade que existe na comunidade, estão as pessoas em situação econômica precária: os pobres, os sem nome, mas ainda os doentes, os idosos, enfim, os indefesos. Eles não podem ser abandonados, porque também são pessoas passíveis de dignidade e devem ser tratados de forma humana e cristã. A fé exige o exercício do cuidar e de ajudar a quem tem necessidade.

Há muitos desafios nas comunidades de fé. Podemos citar as ideologias extremistas destoantes, as polarizações descontroladas, que conseguem provocar atritos internos e prejudicar a convivência. No tempo de Jesus já era assim. Havia fortes discussões entre Ele e os escribas a respeito do tema da pureza e do apego exagerado às leis do passado. Para Jesus, o conviver supõe equilíbrio e serenidade.

O tipo de intenção e as maldades que saem do coração das pessoas definem a forma de vida na comunidade. Para a prática cristã, que não significa simplesmente cumprimento de preceitos e normas, importa a maneira de viver os compromissos de amor a Deus e ao próximo, porque a fé cristã é, antes de tudo, encontro com a pessoa de Jesus Cristo, na pessoa dos demais na comunidade.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por