ARTICULISTAS

Frutos do testemunho

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 03/08/2021 às 18:27Atualizado em 18/12/2022 às 15:18
Compartilhar

Dizem que as palavras podem sensibilizar alguém, mas é o testemunho que consegue arrastar as pessoas. Estamos em tempos fortes de muitas palavras, de ouvir pouco e raros gestos concretos que revelam compromisso de transformação. É como construir um prédio com perfeita engenharia em ralação aos andares e apartamentos, mas sem uma base firme de sustentação.

A Bíblia reflete sobre essa realidade. A base de sustentação da vida cristã é o próprio Cristo, em quem os apóstolos se apoiaram e executaram sua missão de evangelizar. Assim foi o que aconteceu, no compromisso de fé e missão, com Pedro e Paulo, as colunas de sustentação da Igreja. Pedro, um pescador, fez parte do grupo dos primeiros discípulos enviados por Cristo para anúncio da boa-nova.

Pedro foi chamado de pedra, como uma rocha, fundamento e sustentação, para confirmar os irmãos na fé. Ele fez parte de um grupo fiel a Jesus Cristo que, pelo testemunho, incomodava muita gente, e acabou sendo perseguido, preso e martirizado. Ser fiel supõe não abrir mão, nem se deixar abater, diante do que tiver assumido de forma livre e consciente e com objetivos concretos.

Paulo de Tarso foi outra figura de caráter exemplar dentro do cristianismo, de autêntico testemunho e de fidelidade à missão por ele assumida a serviço da evangelização. Sua vida teve as marcas de um verdadeiro testamento espiritual. Com uma vida de intempéries, de grandes perseguições e sofrimentos, enfrentando a mesma sorte de Pedro, de muitos outros apóstolos e martírio por causa de Cristo.

Os dois apóstolos da fé, Pedro e Paulo, ícones de verdadeiro testemunho na missão, passaram por profunda transformação em suas vidas. Podemos até dizer de uma mudança de identidade. Pedro era pescador; Paulo, proclamador da Lei antiga e perseguidor dos cristãos. Ambos se transformam em apóstolos e seguidores fiéis dos ensinamentos de Jesus Cristo e sustentação da Igreja nascente.

A autenticidade de vida deve fazer parte da preocupação de todas as pessoas. Isto está intimamente ligado à conduta e do ser dos indivíduos, como compromisso de construção do bem viver para todos. No caso dos cristãos, dos que procuram seguir Jesus Cristo no testemunho de fidelidade aos ensinamentos da fé cristã contidos no Evangelho, devem ajudar na construção do Reino de Deus.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por