ARTICULISTAS

Ação na pandemia

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 12/06/2021 às 06:38Atualizado em 18/12/2022 às 13:50
Compartilhar

Não está fácil enfrentar a fúria letal do coronavírus. A fase de contaminação desse vírus ainda continua muito alta. Os números continuam preocupantes, causando muitas internações e mortes. Os leitos hospitalares nem sempre são suficientes para acolher a todos. Em determinados momentos, como dizem, pacientes têm que ser transferidos para outros hospitais em cidades mais próximas.

Enquanto Igreja, com a responsabilidade de defesa da vida, todos têm feito seu papel. Muitas paróquias ficaram longo tempo com missas apenas virtuais. Voltou-se agora às atividades presenciais, mas seguindo as exigências sanitárias de distanciamento, uso de álcool gel, máscaras, etc. Muitos perderam entes queridos e vários padres morreram por causa da violência da Covid-19.

Todas as pessoas precisam ficar preocupadas com esse momento crítico da contaminação e número de mortes que estão acontecendo em todas as cidades. É necessário achar caminhos que paralisem o alto patamar de contaminação. Ninguém pode ficar passivo, com irresponsabilidade no agir pessoal, porque a vida é um dom preciosíssimo e carece de ser preservada por todos.

Falamos de compromisso das autoridades legitimamente constituídas, mas, na verdade, a maior responsabilidade mesmo está em nossas mãos, na ação de cada cidadão, porque essas normas sanitárias existem e muitos não dão atenção ao que deve ser feito para evitar a propagação e circulação do vírus, como aglomerações sem uso de máscaras, sem distanciamento; as festas, etc.

Não podemos continuar assistindo passivos à morte de tantas pessoas da comunidade, deixando inúmeras famílias sofrendo a perda de entes queridos. As práticas de nossas vidas precisam mudar para evitar que sejamos internados, sedados, intubados e mortos. Do contrário, o vírus vai tomando novas formas; o sofrimento, aumentando, e a insegurança, afetando o desenvolvimento do país.

A vacina é a esperança que ainda nos resta. Ela não é milagrosa e não impede a contaminação, mas constitui o caminho com possibilidade de imunização. Todos devem ser vacinados para diminuir a possibilidade de internação e morte. A projeção diz que só após 70% das pessoas vacinadas, a pandemia começará a diminuir e a ser controlada no país. Devemos chegar lá. Seja vacinado na sua hora.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por