ARTICULISTAS

O olhar solidário

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 31/12/2020 às 10:46Atualizado em 19/12/2022 às 05:24
Compartilhar

A solidariedade, no dizer do Papa Francisco, é como uma virtude moral e um comportamento social, primeiramente praticada pelas famílias na missão educativa. Toda família deve formar os filhos para princípios fundamentais: o amor, a fraternidade, a convivência, a partilha, a liberdade, o respeito, a solidariedade, o cuidado pelo outro e as dimensões moral, espiritual e social da pessoa.

O Papa fala também da responsabilidade educativa de todos os agentes da cultura e dos meios de comunicação social. Todos têm a missão de cuidar da fragilidade que cresce no meio da sociedade, quando tudo parece diluir-se e perder consistência. Não é servir com características ideológicas, mas serviço de responsabilidade; não é desenvolver ideias, mas trabalhar a identidade das pessoas.

A palavra solidariedade nem sempre agrada, porque não se restringe a um ato esporádico de auxílio ao outro. Ela é expressão de comunidade, de prioridade naquilo que defende a vida e valoriza as pessoas. É atitude de não se conformar com o império do dinheiro, com o egoísmo sem sensibilidade para com a estrutura de pobreza, de desigualdade, de falta de trabalho, de casa e negação de direitos.

Falar de solidariedade é aludir ao nível moral das pessoas. É apelo para a consciência universal e preocupação pelo cuidado com as coisas comuns. Um exemplo citado pelo Papa se refere ao fato de a pessoa ter água em abundância, mas gasta só o necessário, evitando desperdício, para que o outro também tenha para seu próprio uso. Isso é gesto humano, porque vai além das próprias fronteiras.

Nada pode justificar privilégios que venham a dificultar o uso dos direitos e da dignidade de todos, porque o mundo não foi feito apenas para alguns. Os bens criados têm um destino comum. O Papa cita na Fratelli Tutti São Gregório Magno, que diz: “Quando damos aos indigentes o que lhes é necessário, não oferecemos o que é nosso; limitamo-nos a restituir o que lhes pertence”.

São João Paulo II corrobora com o pensamento solidário ao dizer: “Deus deu a Terra a todo gênero humano, para que ela sustente todos os seus membros, sem excluir nem privilegiar ninguém”. É justamente por isto que a Igreja fala, dentro da ordem ético-social, da função social da propriedade privada. Um bem da criação não pode ficar retido como propriedade fora do bem comum.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por