ARTICULISTAS

Pensar a globalização

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 24/12/2020 às 10:52Atualizado em 19/12/2022 às 05:34
Compartilhar

O Papa Francisco fala de “amizade social”, que ultrapassa as fronteiras do amor individual, que possibilita abertura para a prática de um amor universal e o reconhecimento da existência de espaços para a atuação de todas as pessoas. É globalizar o amor sem destruir as virtudes singulares de cada pessoa e de cada povo, reconhecendo a riqueza da unidade sem fazer que todos sejam iguais.

É importante olhar para a parábola do bom samaritano. Quem passava pelo caminho via um homem caído e ia adiante, não o considerava próximo. Talvez fosse um incômodo, ou um “ninguém”, totalmente sem identidade e estranho a todos. Mas um transeunte estrangeiro, samaritano, interrompe sua viagem, muda seus planos e se coloca a serviço de alguém que precisava de sua ajuda fraterna.

Hoje temos grupos que se organizam, se fecham em seus ambientes e impedem a presença de qualquer estranho. Existe medo da perda de privilégios, de confortos e de benefícios pessoais. Nesse contexto, só é próximo quem defende determinados interesses do grupo. Nesse tipo de grupo acontece a fraternidade, o diálogo e a descoberta da reciprocidade quando se ajudam no enriquecimento.

No espírito da globalização, todos os seres humanos são iguais e não podem viver numa atitude de mundo fechado. A soma de interesses individualistas não consegue melhorar o mundo e nem a humanidade. São práticas que impedem a construção do bem comum e o respeito com a pessoa humana. Os feridos e humildes não são reconhecidos naquilo que é fundamental, a dignidade pessoal.

Na mentalidade atual, não há interesse em investir nas pessoas frágeis, porque elas não são rentáveis para certos sistemas econômicos, políticos e ideológicos. Há o domínio da liberdade de mercado que dá primazia para o aspecto da eficiência. Isso significa não dar espaço para quem não consegue se destacar na capacidade de produção, esvaziando o sentido de fraternidade, liberdade etc.

Existe atualmente uma crescente reivindicação de direitos individuais, que precisam ser harmonizados e ordenados para um bem maior. Por outro lado, é necessário que haja limites para não se tornar fonte de conflitos e violência. Nesse âmbito, não pode ficar de fora o aspecto de cuidado com os valores morais, porque eles ajudam no amadurecimento integral da pessoa humana.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por