ARTICULISTAS

Próximo sem fronteira

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 11/12/2020 às 18:15Atualizado em 18/12/2022 às 11:24
Compartilhar

A parábola do bom samaritano, que Papa Francisco usa na Encíclica “Fratelli Tutti”, desperta nas pessoas situações inusitadas. Um desconhecido, samaritano, consegue enxergar nas dificuldades do caminho oportunidade para praticar a caridade fraterna. Ele sentiu que o bem não faz distinção entre as pessoas. Pelo contrário, valoriza a dignidade que está presente na vida de cada pessoa humana.

No tempo de Jesus, os judeus desprezavam os samaritanos e os consideravam como seres impuros. Portanto, não olhavam para eles como próximos. As atitudes eram como fizeram o sacerdote e o levita, que viram o ferido caído pelo chão e não cuidaram dele. O samaritano, que deu atenção, demonstrou que próximo é todo aquele que necessita de ajuda nos momentos mais difíceis da vida.

O Papa Francisco diz que as pessoas devem ser próximas umas das outras, porque o outro necessita de ajuda. Não é o fato dele vir a mim, mas eu ir até ele. Para isto temos que ultrapassar barreiras culturais e históricas como aconteceu com o judeu ferido e o samaritano que o acudiu. Os judeus miravam os samaritanos como pagãos, como povo insensato. Mas fazer o bem não depende de fé.

Não pode existir fronteira quando há necessidade de ajuda ao próximo. No Poço de Jacó, Jesus, que era judeu, pede água para beber a uma mulher samaritana, passando por cima de todo tipo de preconceito ideológico do tempo. O preconceito entre os judeus e os samaritanos era tão grande que os judeus chegaram a chamar Jesus de possuidor do demônio e de samaritano (cf. Jo 8,48).

As atitudes de Jesus têm uma dimensão de transcendência, porque amar o irmão significa amar o próprio Deus presente em cada pessoa (cf. Mt 25,40). Todos nós temos uma dignidade infinita que nos capacita para o encontro com a vida íntima de Deus. Sendo assim, diz o Papa Francisco, por que a Igreja demorou condenar a prática de escravidão e várias formas de violência contra as pessoas?

Estamos em novos tempos, com uma espiritualidade e uma teologia mais evoluídas. Isso significa que não é cabível tolerar atos de violência desumanos contra o ser humano, que é imagem e semelhança de Deus. O Papa remete à catequese e às pregações o compromisso de um senso crítico e profético diante de tais realidades para formar uma cultura de maior respeito para com as pessoas.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por