ARTICULISTAS

Esperança na pandemia

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 23/05/2020 às 07:03Atualizado em 18/12/2022 às 06:31
Compartilhar

Estamos passando por muitas experiências inéditas na vida da Igreja, justamente em tempo dos maiores momentos celebrativos ligados à Semana Santa e a Páscoa. Chegamos à Festa da Ascensão do Senhor, comemorando a volta de Cristo para a casa do Pai, mas sem a presença dos fiéis nos templos. Assistimos à volta da Igreja para as casas das famílias, como verdadeiras igrejas domésticas.

Ao voltar ao Pai, Jesus atualiza a comunhão entre o divino e o humano, porque realiza a Aliança que Deus fez com Abraão. Ele deixa um legado de transformação na vida da sociedade, convocando o mundo para agir de forma diferente, dando primazia para o amor e a fraternidade. É o que todos esperam desse tempo de pandemia, porque o vírus está mexendo com toda a humanidade.

A esperança exige de todas as pessoas um projeto de ação libertadora e salvadora, feito com responsabilidade. Projeto que passa também pelo cumprimento do isolamento social, forma mais eficiente agora para a defesa da vida. Ficando em casa sofremos o desgaste existencial, a impossibilidade de executar as tarefas planejadas até que tudo volte à sua normalidade.

Todos os projetos das igrejas neste ano estão praticamente suspensos, mas isto não significa fragilidade na condução da fé cristã e nem descompromisso com a vida da comunidade. É oportunidade para as pessoas sentirem a prática cristã no contexto do lar, da mesma forma como viviam as primeiras comunidades cristãs, que não estavam ligadas a templos. Era a Igreja nas casas.

Não é fácil ficar em casa, cada um se privando do direito de ir e vir. Isso não pode ser entendido como exigência das autoridades, mas como iniciativa consciente e madura de cada brasileiro, porque está em jogo a vida dos cidadãos. Além de ser um gesto humano, é também uma atitude cristã, para se evitar a contaminação. Mas temos a esperança de realidades novas na condução do mundo.

Essa pandemia ocasionada pelo coronavírus pode ser perfeitamente interpretada como a afirmação de uma denúncia pública e generalizada contra os diversos sistemas injustos dominadores que se impõem pelo uso da força e da violência. Essa é uma das marcas muito frequentes dos últimos tempos, que causa desrespeito e destruição da vida humana, clamando por justiça.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por