ARTICULISTAS

Liberdade de Expressão!

Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade

Leuces Teixeira
Publicado em 24/04/2019 às 19:21Atualizado em 17/12/2022 às 20:14
Compartilhar

"Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”, este introito está insculpido na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, onde o nosso Brasil ratificou, digo mais, tal dispositivo foi recepcionado pela Constituição de República de 1988, mais precisamente nos artigos 5º e 220. 

Necessário salientar, ainda, que no ano de 1766, na Suécia, o tão sagrado direito de informação e opinião surge na Lei de Liberdade e Imprensa, protegendo o livre acesso à informação, sendo seguido por nações democráticas pelo mundo afora.

Todavia, ao que parece, tais ensinamentos de países que cultuam a democracia, o livre pensamento, a livre manifestação, a nossa pátria amada não mais coaduna com tais prerrogativas constitucionais quando se trata de alguns privilegiados. Nesse momento estou referindo às Excelências que habitam a Suprema Corte.

Nunca tive dúvida de que o STF é um arquipélago composto de onze ilhas, cada qual querendo sobrepor suas vaidades e egos; todavia, quando algo ocorre no tocante ao comportamento de algum integrante, ou seja, o tapete vai ser levantado, daí o corporativismo extravasa sem limite e pudor, passa como um rolo compressor na defesa das excelências, custe o que custar.

Ainda, tenho plena convicção da importância da mais alta corte judiciária da terra de Cabral; sem dúvida alguma já prestou relevantes serviços para o povo brasileiro, por ali já passaram grandes personalidades.

Todavia, o episódio envolvendo o presidente da corte – Ministro Toffoli – e seu colega Alexandre de Moraes, numa única canetada querendo calar, a qualquer custo, uma reportagem da revista digital Crusoé – UMA ILHA NO JORNALISMO – esta é a forma como a mesma quer ser reconhecida –, onde os Ministros de forma jocosa e desrespeitosa, inclusive, ameaçaram a apreensão de documentos e computadores.

Aliás, recentemente, com muita propriedade, o professor da USP Conrado Hubner Mendes escreveu no jornal Folha de S.Paulo um artigo intitulado “ministros do STF agridem a democracia”, onde, de início, protagonizou: “O Supremo Tribunal Federal é protagonista de uma democracia em desencanto. Os lances mais sintomáticos da recente degeneração da política brasileira passam por ali. A corte está dividida com muitas perguntas, novas e velhas, e vale lembrar algumas delas que os tribunais voltem ao descaso anual nos próximos dias”. O artigo foi escrito no dia 28 de janeiro da 2018, como um grande farol, “iluminando” e antevendo as caneladas constantes da referida corte. E são muitas, neste espaço não há como nominá-las! 

No episódio acima nominado, dúvida não resta, o ranço autoritário de suas excelências da suprema corte, quando suas caudas são remexidas, tocadas. Não pode, é pecado de morte! O fato foi lamentável, coisa de república bananeira. Finalizando, assim escreveu o jornalista Duda Teixeira: “Nos Estados Unidos, decisões lapidares da Suprema Corte foram fundamentais para consolidar a liberdade de expressão e de imprensa, que já estavam contidos na Primeira Emenda da Constituição”. Deus Pai, tenha piedade de nós!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por