JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 17 de maio de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Articulistas.

Outros Articulistas

Como aprimorar sua saúde física e emocional

Em busca de uma vida melhor, as pessoas exercitam-se mais, procuram se alimentar com equilíbrio, mas esquecem-se, muitas vezes, de cuidar de suas emoções, do que se passa em seus pensamentos e sentimentos.

E, apesar de tantos cuidados com o físico, não entendem que é a energia poderosa dos sentimentos que comanda o funcionamento de seus corpos. E é neste ponto que percebemos a importância da autoestima na garantia do bem-estar e da saúde de todos nós.

Ter uma autoestima saudável e equilibrada é estar em paz com você mesmo, combatendo as culpas e as mágoas – sentimentos do passado, assim como os medos e as preocupações –, sentimentos do futuro, e aprender a viver o presente, com todas as oportunidades que ele lhe oferece. E é no “aqui e agora” que você exercita o poder dos pensamentos e sentimentos positivos, criando para si mesmo um futuro de prosperidade.

Eis, então, seis dicas para você resgatar ou melhorar sua autoestima e, assim, aprimorar sua saúde física e emocional:

• Pratique a assertividade, ou seja, aprenda a dizer “não”, quando necessário, sem culpas, porque “comer sapos” é uma refeição muito indigesta (daí o grande número de pessoas com refluxo, gastrite, úlcera e até obesidade).

• Acredite mais em suas capacidades, demonstrando um verdadeiro respeito pela sua pessoa. Dessa forma, seu olhar e seu andar irão passar uma mensagem subliminar para os outros dizendo o quanto você se aprecia e merece ser respeitado.

• Procure exercer a generosidade, porque quanto mais útil você for para o Universo, mais você se sentirá autoconfiante e valorizado, combatendo, assim, uma das doenças mais incapacitantes dos últimos tempos – a depressão.

• Descubra atividades que realmente lhe causem prazer e alegria e procure exercê-las, ao menos uma vez por semana, porque esta é uma forma de você se agradar.

• Realize suas tarefas sem ficar esperando elogio ou reconhecimento dos outros. Elogie-se mais e reconheça seu esforço, porque toda mudança sempre acontece a partir de você mesmo.

• E, finalizando, lembre-se de reservar, todos os dias, alguns minutos para um relaxamento e/ou meditação. São nestes momentos, em contato com seus pensamentos e em total controle de seu organismo, que você faz uma integração entre o corpo e a mente, garantindo, assim, não só o rejuvenescimento e a cura de doenças, como, também, a progressiva diminuição da ansiedade, do estresse e de seus medos.

Eliana Barbosa
Life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos
www.elianabarbosa.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ. O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.
DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia