ARTICULISTAS

Mais paciência

Eu tenho uma proposta de ano novo pra você, pra mim, pra todos nós: que sejamos mais pacientes!

Eliana Barbosa
Publicado em 02/01/2020 às 19:06Atualizado em 18/12/2022 às 03:14
Compartilhar

Eu tenho uma proposta de ano novo pra você, pra mim, pra todos nós: que sejamos mais pacientes! Sim, a paciência é uma habilidade primordial nos relacionamentos e precisamos desenvolvê-la em nosso cotidiano. 

Paciência em primeiro lugar com você mesmo, com suas limitações e defeitos. Reconheça o que pode e deve mudar para melhor em seu comportamento e tenha paciência com os passos da mudança. Não se cobre tanto! 

E para um ano mais pacífico, aprimore sua paciência com familiares e colegas complicados, aqueles que o colocam à prova o tempo todo.  Não estou falando aqui para você “engolir sapos” e aceitar desaforos, mas para você respirar fundo, contar até 1.000 (se for preciso), porque nesta pausa você conseguirá organizar ideias e palavras para só dizer o que realmente importa, sem gritos, choro ou desespero, ou usar a estratégia do silêncio como “tapa com luva de pelica”. 

Sabe aquela hora que dá vontade de gritar, “soltar os cachorros” e falar todas as verdades que estão entaladas em sua garganta? Pois é... , é nesse instante, em nome de sua saúde emocional, mental e física, que você deve procurar manter a calma, se recompor e aguardar o momento certo para ver se vale a pena responder a quem o criticou ou ofendeu. 

Gosto muito desta dica, de autor desconhecid “Primeira regra da saúde mental: Aprender a distinguir quem merece uma explicação, quem merece apenas uma resposta e quem não merece absolutamente nada.”.  

Se você é uma pessoa estressada, nervosa, de “pavio curto”, a minha sugestão é que você procure se exercitar com ioga e esportes, e fazer meditação diariamente, pois, assim, aos poucos, a calma e a serenidade irão substituir sua ansiedade e impaciência. Entenda que quanto mais positividade você vibrar, menor será seu ponto de conexão com as pessoas tóxicas ao seu redor. 

E deixo aqui um conselho do espírito da mãe do médium Chico Xavier: Em certa ocasião em que ele estava com sua paciência no limite, ela lhe disse: “Quando alguém lhe provocar irritação, pegue um copo de água, beba um pouco e conserve o resto na boca. Não a ponha fora, nem a engula. Enquanto durar a tentação de responder, deixe a água banhando a língua. Esta é a água da paz.” 

Em nome de sua paz interior, escute mais e fale menos! Há situações em que é preciso sair de cena e deixar que o tempo se encarregue das respostas! Confie no tempo! 

Para você, um feliz e pacífico Ano Novo! 

(*) life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento,  apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra  palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por