ARTICULISTAS

Reflexões natalinas

Aproxima-se o dia de Natal, data de muitos significados e de muitas emoções contraditórias

Eliana Barbosa
Publicado em 19/12/2019 às 21:56Atualizado em 18/12/2022 às 02:55
Compartilhar

Aproxima-se o dia de Natal, data de muitos significados e de muitas emoções contraditórias. Como cada ser humano é uma individualidade, cada um vivencia o Natal de uma forma diferente: para alguns, o Natal simboliza festa e alegria; para outros significa um momento de melancolia ou um convite à reflexão. 

Sabemos todos que a finalidade desta data é comemorar o nascimento do nosso Mestre Jesus Cristo, mas eu convido você, querido leitor, a aproveitar esta data para reflexões mais profundas sobre o “nascer” de todos nós, aqui na Terra, e o porquê dos sentimentos melancólicos nesta ocasião.

Quanto ao seu nascimento, o seu Natal pessoal, será que você já se conscientizou da importância da sua existência neste tempo e neste lugar? Será que já não é hora de deixar nascer em você um ser humano melhor, mais responsável pelas suas próprias escolhas? Cada dia que nasce traz consigo novas oportunidades para você, de mudança e crescimento. E, cada ano que se finda, passando pelas comemorações natalinas, traz a magia da renovação, envolta em presentes, encontros, luzes e enfeites.

Muitos adoram esta data, porém, tantos outros demonstram tristeza e angústia. E várias explicações existem para este fato. Uma delas vem do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), que diz que toda a história da humanidade está “armazenada” no nosso inconsciente e esta angústia natalina se deve à culpa internalizada do nosso inconsciente individual relacionada com o nosso inconsciente coletivo, no que diz respeito ao sofrimento de Jesus. Ainda mais, nos últimos anos, em que filmes, reportagens e revistas trouxeram muitos novos dados relacionados ao martírio do Cristo. Infelizmente, muitas pessoas se interessam mais pela história de Jesus e nos detalhes da sua morte do que no legado que ele nos deixou – a sua mensagem de caridade, perdão e paz!

Outro fator que leva à tristeza nesta época do ano é a falta de aceitação e perdão em relação aos sofrimentos do passado, da própria infância. Muitas pessoas bloqueiam a sua felicidade, por excesso de lembranças negativas e revolta quanto ao que sofreram, quando crianças, principalmente em relação às dificuldades financeiras, abandono e falta de afetividade.

Há ainda as pessoas que vivem das saudades daqueles amados que partiram, cujas ausências trazem ainda muita dor. Entretanto, em todos os casos, são indivíduos que passam a vida sem aproveitar o grande presente que é a “hora de agora”, no “dia de hoje”. Se este é o seu caso, aprenda a viver o momento presente com toda a intensidade e gratidão que ele requer, porque amanhã poderá ser tarde demais...

Outra dificuldade que surge na época das comemorações natalinas diz respeito aos relacionamentos familiares. Muitas vezes, por motivos de desavenças, você fica constrangido, nesta época, sentindo a necessidade de reconciliar-se com algum familiar, porém, nem sempre o outro quer uma reconciliação, e, neste caso, você deve respeitar o direito do outro, sem nutrir, jamais, sentimentos de raiva ou vingança, e sim vibrar positivamente por aqueles que ainda não lhe querem bem. Vibrações dizem muito mais do que palavras e que sejam sempre as melhores, porque o que vai, volta, com toda a certeza!

Deixo, aqui, para você, então, os meus votos de muita Paz neste Natal e sempre! 

(*) life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por