ARTICULISTAS

A liderança do eu

Nestes últimos e próximos meses, estou e estarei imersa no mundo da liderança

Eliana Barbosa
Publicado em 05/12/2019 às 17:49Atualizado em 18/12/2022 às 02:34
Compartilhar

Nestes últimos e próximos meses, estou e estarei imersa no mundo da liderança, escrevendo um livro sobre esse tema, com a parceria do escritor norte-americano Alfred Pirozzoli, que me convidou para esta instigante tarefa.

Por isso, hoje, compartilho com você algumas reflexões sobre autoliderança, afinal, como ser líder dos outros sem saber liderar a si mesmo?

·       A liderança do eu significa, em primeiro lugar, o autocontrole, saber comandar seus pensamentos, sentimentos e ações, e não se deixar ser controlado por eles.

·       A questão dos sentimentos é séria, porque se você deixa ressentimentos e culpas conduzirem sua vida, sua energia será negativa, e você não terá brilho nos olhos para influenciar e liderar os outros. Daí a importância do perdão e do autoperdão no processo de liderança do eu.

·       Ser líder de si mesmo é, todos os dias, ao acordar, você estar preparado para assumir 100% de responsabilidade por sua própria vida, mesmo diante de circunstâncias adversas. E, ao se deitar, ter plena consciência do que fez em seu dia, e, num exercício de autoconhecimento, perguntar a si mesm “Hoje eu cooperei ou custei mais ao Universo?”, sabendo que se custou mais, é hora de acordar para a vida e mudar. Afinal, estamos todos aqui, neste Planeta, para contribuir, fazer a diferença na vida daqueles que confiam em nós.

·       A autoliderança implica em tomar consciência das crenças que movem suas atitudes, identificando-as e se libertando daquelas que limitam seu crescimento e intoxicam sua vida.

·        Aquele que sabe se liderar, conhece seus pontos fracos e procura um meio de transformá-los. Porém, o que importa mesmo é o aprimoramento de  seus pontos fortes, suas qualidades, capazes de inspirar a todos que o conhecem.

·        Liderar a si mesmo é parar com desculpas e acusações aos outros e olhar para seu interior, buscando a melhoria contínua – hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje.

·        Aquele líder que, antes de tudo, lidera a si mesmo, é carismático, confiante e confiável, e, assim, gera em seus liderados uma vontade de seguir seus passos.

·        Em qualquer campo da vida – familiar, social ou profissional – quem se conhece bem e sabe liderar sua própria vida, sem reclamações e julgamentos aos outros,  e sim com muita gratidão e foco em seus objetivos, é a pessoa que vai inspirar todos à sua volta a crescerem e, assim, juntos alcançarão a tão desejada prosperidade financeira e a saúde física, mental e espiritual. 

·        Lembre-se: Toda realização começa de dentro para fora. Portanto, um Líder (com L maiúsculo) é aquele que, com humildade, se conhece e se transforma primeiro, para depois liderar e inspirar a transformação nos outros, e, é claro, atingir os resultados esperados. 

(*) life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento,  apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra  palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos.

Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por