ARTICULISTAS

Quem é otimista vive mais e melhor

Sempre acreditei que o otimismo é a receita para a saúde e o bem-estar

Eliana Barbosa
Publicado em 21/11/2019 às 21:45Atualizado em 18/12/2022 às 02:06
Compartilhar

Sempre acreditei que o otimismo é a receita para a saúde e o bem-estar. Então, gostei de saber que uma pesquisa da Escola de Medicina de Boston, nos Estados Unidos, iniciada no ano de 1986, concluiu, neste ano de 2019, que, na média, os otimistas levaram vidas de 11% a 15% mais longas do que os pessimistas. Segundo o estudo, ter mais otimismo é o “combustível” para alcançarmos uma longevidade notável, isto é, viver mais de 85 anos. 

Se você observar à sua volta, verá que as pessoas positivas têm pouca tendência a adoecimentos, ao contrário daquelas negativas, que tendem a apresentar mais problemas emocionais e físicos. E, com saúde, certamente teremos uma existência mais longa e de qualidade.

Então, que tal começar agora a treinar seus pensamentos e sentimentos para que cancelem as reclamações e aprimorem a gratidão? Veja, abaixo, algumas dicas que podem ajudá-lo nesta transformaçã

- Ser otimista é sentir que coisas boas vão acontecer, é ter esperança e fé em tempos melhores. É olhar para as situações do cotidiano agradecendo cada momento e aprendizado.

- O otimista acorda e já pensa nos motivos para agradecer, planeja as horas com entusiasmo e, ao deitar, agradece de novo por ter vivido mais um dia, com altos e baixos, mas está vivo! Que bênção!

- O otimista, quando algo dá errado, ele agradece ao Universo, dizend “Obrigado por não ter sido pior!”.

- E mais do que iss torne-se um “otimista realista”, ou seja, espere e faça tudo para o melhor acontecer, mas, sabendo que a vida é uma caixinha de surpresas, esteja preparado caso o pior aconteça. Tenha sempre um “plano B” – assim, se algo não sair como o esperado, você terá preparo e resiliência para lidar com a situação.

- Lembre-se: ao desenvolver pensamentos e sentimentos promissores, sua energia muda e você passa a vibrar numa sintonia de saúde e prosperidade, atraindo pessoas e circunstâncias positivas para sua vida.

- E, finalizando, minha dica otimista: ao longo do dia, pergunte várias vezes a Deus (ou ao Universo): “O que mais de bom vai acontecer hoje?”. E aguarde, com paciência, porque Ele, no tempo Dele, responde! 

(*) Life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por