ARTICULISTAS

Afeto e solidariedade

A primeira certeza que temos, ao nascer, é a de que um dia, inevitavelmente, vamos morrer

Eliana Barbosa
Publicado em 02/08/2019 às 17:55Atualizado em 17/12/2022 às 23:05
Compartilhar

A primeira certeza que temos, ao nascer, é a de que um dia, inevitavelmente, vamos morrer. E a segunda certeza é a de que, se não morrermos antes da velhice, iremos, então, envelhecer. 

E para você vivenciar esta fase de forma serena e próspera, é preciso que observe algumas atitudes que deve tomar ao longo da vida:

• Entenda que a maior dor da pessoa idosa é ser tratada com preconceito e impaciência. Por isso, dedique muito carinho e paciência aos mais velhos, valorizando-os por suas experiências vividas.

• Seja humano com as pessoas idosas, dando-lhes chances de se expressarem e demonstrarem suas habilidades.

• Dê oportunidade aos mais velhos de compartilharem suas experiências e de se sentirem ainda úteis.

• Busque estar mais presente na vida dos idosos ao seu redor, transmitindo-lhes segurança e conforto emocional.

• Pare de perder seu tempo pensando nos anos que virão, se estará doente, na miséria e solitário. A vida é uma maravilhosa escola – à medida que envelhecemos, mais sábios nos tornamos. E se você viver bem o presente, oferecendo ao mundo o que tiver de melhor, certamente a vida, que sempre demonstra muita gratidão a quem a valoriza, vai lhe retribuir.

• Quanto mais você conviver e desfrutar das valiosas experiências dos idosos, mais estará preparando-se, com a consciência tranquila, para o seu envelhecer.

• Atitudes de respeito e afeto com os mais velhos vão fazer com que você, ao chegar nessa fase da vida, tenha merecimento de ser respeitado e amado também.

• Lembre-se: a pessoa solidária nunca será solitária.

• A solidariedade é a forma mais inteligente de você se preparar emocionalmente para viver a terceira idade com qualidade, saúde e prosperidade! 

(*) life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por