ARTICULISTAS

Como conviver com um pessimista

Dias atrás, uma cliente do Coaching pediu-me orientações sobre como conviver com um pessimista

Eliana Barbosa
Publicado em 28/03/2019 às 21:22Atualizado em 17/12/2022 às 19:24
Compartilhar

Dias atrás, uma cliente do Coaching pediu-me orientações sobre como conviver com um pessimista, ranzinza, e que só tem a ela como apoio – seu velho pai. E ela terminou dizend “Se o pessimista fosse meu marido, hoje ele já seria meu ex-marido, mas com meu pai é diferente...”. 

Eis, então, algumas reflexões e dicas caso você também esteja compartilhando a vida com alguém que só vê dores, problemas e dificuldades:

• O pessimismo é uma forma de insegurança, falta de fé. A pessoa prefere pensar no pior, porque acha que, assim, vai estar protegida e não vai sofrer quando o pior chegar... Na verdade, o pessimista sofre duas vezes – enquanto pensa e, depois, quando acontece o que ele tanto imaginou.

• Entenda que, embora você não possa mudar ninguém a não ser a si mesmo, você tem o poder de influenciar o outro, com suas mudanças de atitude.

• Então, busque viver de forma alegre e positiva e, nas crises de pessimismo de alguém ao seu lado, escute amigavelmente, mas ao mesmo tempo visualize-se dentro de um escafandro (roupa de mergulho), como forma mental de proteção para não se contaminar.

• Nada de discussões e tentativas de impor suas ideias. Com pessoas complicadas e pessimistas, a melhor maneira de se comunicar e de plantar sementes de esperança é através da escrita.

• Assim, envie bilhetes otimistas, com elogios e incentivos que possam, de forma sutil, levantar o astral de quem convive com você.

• Evite, em sua casa, jornais e revistas recheados de tragédias, e, ao contrário, deixe espalhados (até no banheiro) livros, revistas e mensagens que falem sobre pensamento positivo, reforma íntima, fé, saúde e espiritualidade.

• E, daqui para frente, procure criar uma imagem mental do Cristo ao lado dessa pessoa – conversando com ela e fortalecendo seu ânimo. Nada como a doçura do Mestre Jesus para despertar e transformar corações! Conte com Ele! 

(*) Life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por