ARTICULISTAS

Procura obstinada de um tesouro escondido

Vânia Maria Resende
Publicado em 31/12/2021 às 18:18Atualizado em 18/12/2022 às 17:26
Compartilhar

A Universidade Popular Juvenal Arduini (Upopja) não é espaço físico acadêmico, é um movimento promotor de reflexões e ações que contribuem para o tecido humanitarista da destinação antropológica. Nesse sentido, alinha-se ao pensamento do seu patrono, cuja morte completará 10 anos em 2022. A Upop agrega pessoas voluntárias de formações variadas, residentes em Uberaba ou fora. Atualmente, realiza atividades virtuais, como círculo de estudo sobre a obra de Juvenal Arduini, saraus, lives temáticas. Também, prepara a publicação de um documento sobre o teólogo, filósofo, educador, escritor proposto pelo psiquiatra Jorge Bichuetti, idealizador da Upop. É uma coletânea com análise bibliográfica (resenhas de 14 obras autorais do período 1961-2013) e fortuna crítica; artigos; depoimentos; recortes de entrevistas. Reúne colaborações de integrantes da Upop, de convidados e citações de fontes já publicadas sobre o autor, e possibilitará novo diálogo dos leitores com o legado humanista, muito atual, de Arduini.

Apenas a revista do Arquivo Público de Uberaba, de 1992, especial sobre o intelectual e religioso, registra seu primeiro título autoral, “Promoção agrária”, de 1961. Era necessário localizar essa edição esgotada, para não ficar lacuna nas resenhas. A procura obstinada contou com várias pessoas em pesquisa por telefone, internet, contato direto com o círculo de relações de Juvenal Arduini: parentes; amigos/as; religiosos/as; ex-alunos/as e ex-colegas; frequentadores da Missa dos Universitários... Ampla consulta em Uberaba e região abarcou espaços como museus; arquivo público; bibliotecas públicas (inclusive a de Conquista), de colégios, universidades, Cúria Metropolitana, ex Fista, etc.; nenhum deles dispõe de “Promoção agrária”, nem do restante completo da obra do autor.

Sondamos o destino do acervo pessoal de Juvenal Arduini, mas foi mais uma tentativa frustrada com a informação de que livros de sua autoria doados ao seminário São José (Uberaba) foram remanejados para o de Belo Horizonte. Restava a consulta às bibliotecas particulares de dois contemporâneos de Juvenal: seus amigos José Mendonça e Edson Prata, intelectuais que tiveram apreço por livros e pela preservação desse bem cultural. Não estavam mais vivos, mas poderíamos ir até suas filhas, guardiãs do legado dos pais. E assim foi feito. Liana Mendonça nos informou o número da catalogação de “Promoção agrária” no acervo do pai doado para a Universidade de Uberaba. Em visita à biblioteca universitária, recebi a notícia de que o título constava em uma lista de material descartado.

Contando com a parceria de Sérgio Martins, sobrinho de Monsenhor, demos o último passo e chegamos à biblioteca de Dr. Edson, na Rua Pires de Campos, Uberaba. No prédio que a abriga funcionou também o escritório de advocacia do Dr. Edson, e ali funcionam atualmente alguns escritórios de advogados. Fui recebida pelo Dr. Claudiovir Delfino, que me levou à biblioteca e, gentilmente, colaborou na consulta. Passamos pelas estantes, vendo livro por livro; usamos escada para alcançar todos os volumes. Detivemo-nos em alguns, comentamos sobre autores, gêneros, o valor dos livros na formação humanística, negado pela cultura mercantilista. Fizemos referência a seres caros à memória pessoal e coletiva, como Dr. Edson Prata, cujo patrimônio guarda o seu amor pela literatura.

Nossa conversa foi interrompida, quando cheguei ao armário da parte debaixo da última estante. Dr. Claudiovir foi chamado no escritório para atender um cliente. Prossegui. Puxei a porta de madeira antiga com a esperança, agora por um fio, de que pudesse estar ali o tesouro escondido. Afastava um livro do outro, quando deslizou, do meio de publicações robustas, alinhadas verticalmente, um folheto franzino (de 16 centímetros x 11 cm; 17 páginas grampeadas), com o título “Promoção agrária”. A alegria foi grande, e cresceu quando a Lídia nos doou a preciosidade, preservada por 60 anos. Foi esse livreto de edição precária que me fez sentir não a sensação de missão cumprida, mas uma emoção numinosa. Nem chega a ser um livro e guarda aura radiosa por ter resistido ao tempo, sido salvo do desaparecimento e nos ter trazido Juvenal Arduini em espírito, nesse encontro com o ponto de partida humanitário da sua obra.

Vânia Maria Resende

Educadora, doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por