JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 17 de maio de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Articulistas.

Outros Articulistas

Pacientes ativos de Covid aumentam 585% em 13 dias

Testagem
Dos uberabenses testados pela SMS nesta 5ª feira, 38,63% estão contaminados pela Covid-19. Incluídos os testes da iniciativa privada, Uberaba tem 809 novos casos em um período de 24h. O número de pacientes ativos saiu de 905 do dia 1º de janeiro para 6200 neste último boletim epidemiológico: aumento de 585%.

Chutou o balde
Com o último decreto de enfrentamento à Covid-19, a prefeita atraiu a insatisfação, em especial, do segmento de eventos e buffet e ainda do Sindicato Rural, que foi incisivo em comunicado: não mais aceitará interferências no legítimo exercício das atividades do agronegócio.

Crítica
Para o sindicato, “equiparar leilões pecuários a eventos festivos e shows é uma incoerência que demonstra a falta de conhecimento e respeito de uma gestão que não conhece as atividades do agronegócio”. E frisa: os leilões pecuários não são entretenimento.

Irresponsabilidade
A veiculação de vídeos e outras peças fakes apontando para superlotação, aglomeração e dificuldades de atendimentos nas UPA causa prejuízos aos pacientes e à população como um todo no momento em que Uberaba vive mais um surto de Covid e incontáveis casos de síndrome gripal. Em comunicado no início da noite, a FUNEPU diz que essas fakes causam insegurança nas pessoas, e muitas deixam de procurar assistência.

Identificar e tratar
Afirma Josislei Rocha, presidente da Fundação, que apesar do aumento da demanda, imagens veiculadas com a indicação de que se trata de uma UPA não refletem a realidade das unidades uberabenses. “E mais do que nunca precisamos identificar, acompanhar e tratar as pessoas para diminuir o contágio na cidade” – sentencia Josislei, atribuindo à irresponsabilidade de uns a circulação dessas imagens.

Passaporte
Para dar o exemplo e reforçar o seu pedido aos colegas para que façam o mesmo, o advogado Adriano Espíndola decidiu que estará exigindo passaporte vacinal para atendimentos em seu escritório de advocacia. Ele próprio acatou sugestão do movimento Pró-Vacina.

A peça
Para as redes sociais, Adriano produziu um aviso frisando, no final: “Enquanto a gestão dorme, nós, cidadãos, agimos”.

Pois é!
Coisa de Brasil. Enquanto não acontece uma tragédia, governantes não fazem o que deles se espera: anteciparem-se a ela na proteção do cidadão, quando possível. A Prefeitura de Capitólio decidiu agora proibir a entrada nos canyons. Foi preciso morrerem 10 pessoas.

Ia cair
Há dez anos já haviam indícios de que desabamentos na área poderiam ocorrer. Só não se sabia quando aconteceria. Mas também não houve tomada alguma de providência para melhorar as condições de segurança dos turistas.

Merenda
Menos um dia no calendário para a volta às aulas. Agora, restam 24 e a contratação da merenda escolar não teve qualquer esclarecimento nesta 5ª feira. Na quarta-feira foi dito pela Semed que estava correndo o prazo para eventual recurso da Soluções de Serviços Terceirizados. Mas não foi informado quando esse período termina nem se haveria possibilidade de a Prefeitura recuar do recuo em relação à empresa.

Comunicação
Enquanto a Prefeitura e a SMS se silenciam sobre o assunto, o vice Moacyr Lopes foi à rede social para pedir paciência quanto a demora de atendimento no Hospital da Criança. E alicerçado em números: 400 pacientes/dia, entre SUS e particular.

Realista
Moacyr não esconde a demora, mas apela por paciência, frisando que esses números nunca foram antes vistos no Hospital da Criança. A demanda aumentou em muito. “O momento é difícil, mas ninguém está deixando de ser atendido” – ressaltou.

Calúnia
Deputado estadual sargento Rodrigues foi à Justiça contra o coronel Sávio Mendonça, que, na reserva, tem liderado mobilizações de PMs contra a política salarial de Zema para a categoria. Parlamentar não gostou das críticas que recebeu e queria indenização de R$ 41 mil.

Perdeu
A decisão em 1ª instância saiu na semana passada e a ação foi considerada improcedente por não ter ficado caracterizada ofensa à dignidade e à honra do deputado.
Alguns militares de Uberaba estão favoráveis à candidatura de Mendonça a deputado estadual.

Furada
Não é justificativa dizer que os novos casos de Covid em Uberaba só estão aparecendo porque a testagem aumentou. Os testes apenas estão mostrando uma realidade que estava camuflada.

É muito
Uberaba contribuiu com 1 mil 140 novos pacientes Covid na formação dos 88,4 mil contaminados em todo o País na quarta-feira. A análise é do estatístico Luiz Cláudio Campos, presidente do Instituto (de pesquisas) Percent.

Pois é!
E lembra ele que Uberaba representa apenas 0,15% da população brasileira, mas contribuiu com 1,3% dos novos contaminados do País naquele dia. E os 88 mil registros nacionais correspondem a 0,04% da população.

Em recuperação
Ex-secretário de Esportes Roberto Fernandes (gestão Anderson Adauto) permanece internado como paciente Covid-19. Os pulmões ainda estão comprometidos, mas o último boletim médico mostrou evolução da sua recuperação.

Sinal de fumaça
Que há insatisfações entre os médicos residentes do Hospital de Clínicas diante das limitações de cirurgias já se sabe há pelo menos três meses. A novidade é que um grupo estaria tentando articular greve para fevereiro ou março.

Choque
Com recursos direcionados pelo deputado federal subtenente Gonzaga (MG), a Polícia Militar recebeu nesta 5ª feira 633 pistolas de choque, a serem destinadas a 498 destacamentos da corporação no interior. Uberaba, como sede do Triângulo Sul, está na lista.

Estresse
A inesperada decisão da prefeita de deixar influenciadores digitais acompanhar sua agenda na 4ª feira, o que a própria Prefeitura anunciou, causou estresse entre assessores. Mas, manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Acidentes
Em 2021, houve 767 acidentes com vítimas envolvendo motociclistas em Uberaba, e exigindo a intervenção de viaturas de Resgate do Corpo de Bombeiros. Os mais comuns foram colisões entre automóvel e moto (395) e queda do motociclista (221).

Sequelas
Em cinco anos foram 2 mil 906 os acidentes com moto atendidos pelo CB e em muitos deles houve fraturas e sequelas permanentes, incluídas deficiências físicas e incapacidade para o trabalho. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ. O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.
DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia