FALANDO SÉRIO

CEI da FUNEPU vai propor instalação de outra Processante

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 11/09/2021 às 15:37Atualizado em 19/12/2022 às 01:57
Compartilhar

Dor de cabeça O que a coluna havia previsto vai acontecer: uma guinada no relatório final da CEI da Funepu, que antes sinalizava pelo arquivamento e agora deve propor a instalação de Comissão Processante.

Aprofundamento

Estão entendendo os vereadores que há situações levantadas que merecem aprofundamento de apuração. Uma delas seria a falta de fiscalização da SMS sobre os serviços prestados pela fundação nas UPAs.

Ninguém vê

Várias testemunhas disseram que poucos sabem quem é o fiscal responsável por essa fiscalização. O apontado pela SMS não seria visto por lá, segundo informantes da CEI.

Internação

A permanência de pacientes em UPA além de 24h, e por até quinze dias ou mais, é uma irregularidade constatada, mas vista como consequência da pandemia e da regulação de leitos hospitalares.

Qualificação

Relatório vai questionar também o que seria falta de qualificação do responsável técnico pelas UPAs, nos termos de portarias do Ministério da Saúde. E ainda a substituição de um relatório (rasgado) por outro para acobertar o que seria erro de procedimento.

Leitura

Se não ocorrer imprevisto, a leitura do relatório final da CEI da Vacina ocorrerá na próxima quarta-feira.

Batendo na porta

Secretário Sétimo Bóscolo decidiu fazer um corpo a corpo com os vereadores e procurou alguns deles em seus gabinetes, aos quais entregou cópia de sua defesa na CEI da Vacina.

Pagando o pato

Atirado no “olho do furacão” mesmo sem coordenar o processo inicial de vacinação contra a Covid-19, o secretário tenta evitar que seja responsabilizado pelas irregularidades apontadas pela comissão especial.

Julgamento

De pelo menos um dos vereadores que visitou, Sétimo ouviu que o julgamento da Comissão Processante será político e não técnico. Ou seja: fique atento.

Conselho

O mesmo vereador acrescentou: “O senhor não deveria fazer essa movimentação, mas sim a prefeita, que tem influência sobre os vereadores”.

Das duas, uma

Recentemente, a prefeita afirmou à coluna que deixaria para se manifestar sobre as eleições de 2022 “mais para a frente”. A movimentação do seu secretário Rui Ramos sinaliza, nesse contexto, que tem o sinal verde dela ou a faz à revelia da chefe do Executivo.

De fora

E pelo andar da carruagem, a administração poderá trabalhar pela eleição de uma dobradinha de outra cidade: o federal Zé Silva e o secretário de Desenvolvimento Econômico, trazido de Pirajuba.

Afronta

Para o advogado Sebastião Severino, a manifestação do presidente da OAB à coluna, não vislumbrando o cometimento de crimes por Bolsonaro no discurso de 7 de setembro, “é uma afronta ao juramento de defesa da Constituição e da democracia”.

Militância

Discordando da fala do colega Eduardo Azank, acrescentou que “um presidente da Ordem não deve fazer militância antidemocrática”.

Contra

Se o termômetro for a audiência pública de iniciativa da vereadora Lu Fachinelli, Uberaba não absorverá escolas e turmas de alunos do Estado de 1º ao 5º ano. A proposta do Governo mineiro não seduz vereadores, sindicalistas e professores.

Zero preocupação

Segundo Luciene, “o Estado quer se livrar de prédios escolares sem se preocupar com quem está dentro deles há décadas (professores e alunos), ignorando qualidade e eficiência, trocados pelo discurso de vagas ociosas e salas vazias”.

Desemprego

A sindicalista Maria Helena Gabriel lembrou que a municipalização levaria ao desemprego de professores, pois a maioria no Estado é contratada e não seria absorvida pela Prefeitura.

Deixa como está

Para o deputado Heli Grilo, contrário à proposta de Zema, se a municipalização não for para melhorar, deixa como está.

Papelão

E os “papelões” da semana ficaram por conta do governador e da presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa. 

Simples assim

Zema fugiu dos manifestantes da segurança pública, viajando com os secretários que têm a ver com o assunto, e a deputada Andréia de Jesus simplesmente não apareceu em Uberaba, onde anunciou que conversaria com os vereadores sobre a vacinação.

Imprevisto

Foi explicado em cima da hora que, no caso da deputada, surgiu uma agenda de imprevisto.

Arborização

Que ótimo que a Secretaria de Meio Ambiente esteja se preocupando em aumentar a arborização na cidade e na proteção aos mananciais. Mas, fica a dica: não basta plantar, é preciso cuidar.

Amarração

A instalação de qualquer novo serviço público de saúde e a contratação de empresa privada para atuar no SUS terão de passar pelo crivo do Conselho Municipal de Saúde. É o que prega emenda à LOM em tramitação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por