FALANDO SÉRIO

"Garantida", volta da Delegacia da RF a Uberaba é uma incógnita

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 04/09/2021 às 11:10Atualizado em 19/12/2022 às 02:12
Compartilhar

Concessão

A nova concessão de 546 quilômetros da BR-262 não estará concluída antes de dois anos. A previsão é do deputado Franco Cartafina, que acompanha o processo iniciado com o aceite pela ANTT da renúncia do consórcio Triunfo Concebra. E exige muito estudo e trabalho.

Novo formato

Licitação ocorrerá dentro das novas regras para os pedágios: cobrança proporcional ao trecho efetivamente rodado e passagem livre em gabinetes, para o que os veículos precisarão de chip na placa ou a concessionária instalará pórticos ao longo da rodovia.

Com tag

As formas de identificação dos veículos ainda são estudadas. Uma das possibilidades é, de início, a instalação de tags com mensalidade. Sem ele, o condutor não se beneficiaria do valor proporcional de pedágio.

Para todos

O novo sistema levará à cobrança de pedágio também aos motoristas que se locomovem exclusivamente no trecho entre uma praça de pedágio e outra.

Contra-ataque

Dizendo-se cansados do que consideram reiteradas investidas de um ou outro vereador contra a categoria, alguns médicos estão se organizando para também baterem na porta do Ministério Público.

Controle

Disse um deles à coluna que o promotor José Carlos Fernandes será acionado para cobrar do Legislativo o controle de ponto dos assessores parlamentares, a lotação e a remuneração de cada um e o que fazem na prática.

Só crítica

Acrescentou o médico que, enquanto a categoria se desdobra e se expõe ao contágio no enfrentamento à Covid, mesmo sem as melhores condições de trabalho, uns só se preocupam com o seu ponto.

A volta da DRF

Ainda é uma incógnita quando será publicado qualquer ato relativo ao retorno da Delegacia da Receita Federal para Uberaba, como ficou acertado entre lideranças empresariais, o deputado Aelton e o superintendente da Receita em Minas.

Acordado

Para Aelton, está valendo o acordado no encontro. Mas, acredita que o vai e vem entre Uberaba e Uberlândia de um único delegado para as duas delegacias só ocorrerá depois da vacinação de todos os adultos contra Covid.

Pé atrás

Mais cauteloso está o presidente da ACIU. Anderson Cadima lembra que não tem nada assinado sobre o retorno. ACIU e FIEMG não receberam nenhuma informação nova após a visita ao superintendente.

Funepu

Há sinalização de que a CEI da FUNEPU reviu posição e se prepara para, no relatório final, propor a instalação de Comissão Processante. As razões ainda são mantidas em sigilo, mas já foi revelado não ter constatado desvio de recursos públicos na relação SMS/fundação.

Coincidência

Esta semana, o Executivo alterou decreto que criou comissão para apurar eventuais irregularidades nessa relação, e publicado em julho. Agora, para incluir a Unidade Dia.

Investimento

A Belorizontina TFER Armazenagem e Logística investirá R$ 50 milhões na implantação de terminal intermodal de cargas no DI/3. Irá atender as empresas de fertilizantes. Projeto de interesse da VLi e com ela negociado.

Empregos

A empresa, que já tem área adquirida no distrito, gerará 60 empregos diretos e 260 indiretos, segundo a Sedec.

Prorrogação

Cinco empresas beneficiadas com incentivos aos seus projetos de expansão pediram à Prefeitura mais prazo para a efetivação das obras ou o pagamento de contrapartida. 

Fiscalizando

Procon notifica dez empresas para que se defendam da aplicação de multas por exporem mercadorias à venda sem especificação dos preços ou com data vencida.

Repaginado

Diário eletrônico do município (Porta-Voz) foi repaginado pela Secretaria de Governo com a contratação de uma nova plataforma. Visual ficou mais limpo e as publicações mais legíveis. O resultado final foi bom.

Ordem

A publicação que era iniciada com os atos da Câmara, agora traz o Executivo em primeiro plano.

História

Porta-Voz foi criado como jornal impresso de distribuição gratuita na administração Luiz Guaritá, em 1994, e assim permaneceu até 2010, quando passou a ser eletrônico eletrônico na gestão Anderson Adauto. De lá para cá, muita coisa mudou em tecnologia.

Quem sabe, sabe

Depois de quase duas décadas atuando na captação de recursos e prestação de contas deles pela Chefia do Executivo, a competente Márcia Otaviano deixa o Departamento de Captação de Recursos do Gabinete.

Ganhando

Quem ganha é a Fundação Cultural que a está recebendo como coordenadora de Incentivos e Projetos Culturais. Márcia Otaviano é servidora de carreira de rara competência na área de atuação.

Machucado

Tenista João Menezes, com dores no joelho, abandonou o Challenger de Como, na 4ª feira, e também não participará do Challenger de Kiev. Vai se submeter a tratamento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por