FALANDO SÉRIO

Nem UBS de fim de semana reduzem procura por UPAs

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 13/05/2021 às 19:16Atualizado em 19/12/2022 às 03:48
Compartilhar

Atualizada às 13hdo dia 16 de maio de 2021

Aumentou de novo

A procura pelas UPAs do Mirante e São Benedito aumentaram nos primeiros treze dias de maio, na comparação com idêntico período do mês passado. Um total de 2 mil 641 pessoas com sintomas de síndrome gripal passaram pelas duas unidades de pronto atendimento nas primeiras semanas deste mês contra 2 mil 597 em abril.

Regulação

No fim de semana, pelo menos cinco pacientes eram mantidos em UPAs, enquanto aguardavam a liberação de vagas hospitalares. Procedimento reiteradamente desaconselhado por médicos diante da falta de estrutura das unidades para tratar pacientes Covid-19. Um deles afirmou neste sábado que há interesses conflitantes na regulação recentemente reorganizada.

Aumento de tarifa

Com tarifa oficialmente congelada há cinco anos, os taxistas decidiram anunciar neste fim de semana que passarão a cobrar novos valores. Postura decorrente dos frequentes reajustes nos preços dos combustíveis. Entre 1º de janeiro e ontem (15), o etanol sofreu correções acumuladas de 43,7%. Entre julho de 2015 (etanol a R$  1,99) e este sábado, o aumento foi de 120,60%.

Recapeamento da 427 é parcial

Anunciado com pompa (“uma conquista”), e com direito a visita “in loco” do governador na semana passada, o recapeamento da rodovia 427 não será o esperado. As obras anunciadas ficam restritas a seis quilômetros e o trecho restante ainda dependerá de uma PPP com usineiro.

Festinha com vereadores

Em Água Comprida, vereadores são criticados por comemoração de aniversário feita para um deles. Festinha ocorreu em rancho com a participação inclusive de servidores, como mostra vídeo feito por celular, em que aparecem pessoas sem máscara e sem respeitar o distanciamento preconizado no enfrentamento à Covid-19. Um dos presentes disse que a comemoração foi limitada a 10 pessoas, como permite o decreto. E todas elas se relacionam entre si diariamente. Decreto restritivo de Água Comprida nada fala especificamente sobre festa.

Críticas na rede social

Até ocupantes de cargos comissionados na Prefeitura têm criticado a forma como o município se comunica com a população. Atribuem a essa falta de comunicação adequada muitas das críticas direcionadas à chefe do Executivo. 

Regional altera comissões

Sem que as portarias assinadas pelo médico Murilo Antônio Rocha detalhem os motivos, o Hospital Regional alterou a composição das suas várias comissões internas. As mudanças alcançam, dentre outras, as comissões de Farmácia Terapêutica, Hemoterapia, Revisão de Óbitos e Revisão de Prontuário.

Como assim?

Servidor da Saúde em Água Comprida procurou a Câmara e o MP para denunciar terem usado o seu CPF para vacinar alguém em Uberaba. Incluído na linha de frente de enfrentamento à Covid-19, o rapaz tomou a primeira dose da vacina em sua cidade e ao se dirigir ao posto de vacinação para a segunda dose, a surpresa. 

Já vacinado

O sistema acusou que o água-compridense já estava completamente vacinado. A segunda dose “havia sido tomada” em Uberaba, de acordo com os dados controlados pelo Ministério da Saúde. Mais um episódio a ser apurado pela CEI da Vacina.

Audiência do cartel

Juiz Fabiano Veronez pediu ao Tribunal de Justiça autorização para voltar a programar a audiência de instrução e julgamento do processo contra dez proprietários de postos de gasolina. Procedimento foi suspenso pelo TJ diante de recursos das defesas, que queriam ter acesso, primeiro, a todo o conteúdo das escutas telefônicas, e não apenas das comprometedoras conversas transcritas. 

Já nos autos

Mais recentemente, o MP decidiu liberar integralmente as mídias dos “grampos”, inseridas no processo, onde podem ser consultadas pelos advogados. Com isso, a argumentação das defesas para postergar a audiência de instrução e julgamento já não faria sentido. As mídias produzidas pelo Ministério Público reúnem milhares de horas de diálogos entre donos de postos, alicerçando denúncia de combinação de preços dos combustíveis e até adulteração de gasolina em uma das revendas.

Mortes na região

Atualizado na sexta-feira, mas com defasagem de 48 horas, o boletim epidemiológico de Minas mostra que a Covid-19 já havia matado 196 cidadãos em sete municípios próximos de Uberaba:

Conceição das Alagoas – 110

Sacramento – 40

Delta – 21

Conquista – 8

Água Comprida – 7

Veríssimo – 6

Campo Florido – 4.

Em algumas outras cidades do Triângulo, os números eram estes:

Uberlândia – 2.239

Patos de Minas – 374

Araguari – 341

Ituiutaba – 271

Patrocínio - 182

Frutal – 167

Araxá – 144

Tupaciguara – 80

Santa Juliana – 36

Perdizes - 17

Professor banca despesas

A pandemia aumentou as despesas dos professores da rede privada. Com salários congelados desde 2019, no ano seguinte eles passaram a bancar do bolso despesas que seriam das escolas com o estabelecimento de aulas virtuais. Muitos tiveram de investir em equipamentos, às vezes comprados à prestação, além de melhorar a velocidade da Internet em suas residências para atender às necessidades do ensino online. E denunciam que tiveram jornada aumentada, sem pagamento, com atividades fora dos horários de aula.

Regras ignoradas

Se não bastasse, diz o sindicalista Marcos Gennari, medidas sanitárias impostas para a volta às aulas presenciais têm sido desrespeitadas. Segundo ele, o sindicato já constatou irregularidades em vários estabelecimentos uberabenses visitados por seus diretores. Sem que se conheça a aplicação de penalidades. 

Estado de greve

Em assembléia virtual realizada na quinta-feira, os professores da rede privada do Triângulo decidiram ampliar o estado de greve na região, protestando também contra o que consideram descaso do sindicato patronal em relação à categoria.

Lei do silêncio

Professores têm denunciado ainda pressões para que não contem a realidade das escolas ao público externo sob o argumento de que “a coisa está pior para os desempregados”.

Briga

Eleição presidencial deve ser marcada pela disputa direta entre Bolsonaro e Lula. Pesquisa do Datafolha aponta que o petista lidera corrida eleitoral de 2022, com 55% das intenções de voto, contra 32% de Bolsonaro no 2º turno. Números acendem o sinal de alerta para o atual chefe do Executivo nacional.

Recuperação

Porém, pesquisas recentes da XP e da Atlas sinalizam crescimento positivo na avaliação de Bolsonaro em todo o País, o que pode refletir em melhora nas próximas pesquisas de intenção de voto. Mesmo com a redução dos valores no pagamento do Auxílio Emergencial, o benefício e a reação do governo no processo de vacinação contra a Covid-19 são os principais responsáveis pela evolução da satisfação popular em relação ao Presidente.

Corrida

Com a disputa eleitoral se aproximando e a oposição ganhando força, o governo federal corre contra o tempo perdido e o desgaste provocado pela inércia em relação à pandemia de coronavírus em 2020. O Ministério da Saúde começou ontem o envio aos estados de um novo lote, com 5,7 milhões de doses de vacinas (da Oxford/AstraZeneca e da CoronaVac) contra a Covid-19.

2ª Divisão

A pesquisa do Datafolha também apurou o desempenho de outros potenciais presidenciáveis. Se as eleições fossem agora, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (sem partido) teria 7% dos votos e Ciro Gomes (PDT) ficaria na margem de 6% da preferência do eleitorado. O apresentador Luciano Huck (sem partido) conseguiria 4% dos votos, enquanto o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), teria apenas 3%. O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o empresário João Amoedo (Novo) ficariam no empate com 2%.

Ataques

Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto está sendo vítima de duros ataques nas redes sociais por grupos que não concordam com carta intitulada “Manifesto em Defesa da Vida”, que tem como signatários o líder religioso e padres uberabenses.

Absurdo?

No documento os representantes da Igreja Católica pedem medidas mais rígidas para controlar a Covid-19 em Uberaba. Uma preocupação justificada já que somente na Arquidiocese Uberaba quatro padres morreram recentemente em decorrência do coronavírus, causando muita comoção na comunidade.

Intolerância

Infelizmente, o que se acompanha no Brasil é uma crescente onda de intolerância e agressividade em relação a quem pensa diferente. Difícil exigir dos católicos um posicionamento diferente daquele registrado no manifesto. Contudo, é fácil entender os motivos de quem não concorda com o pedido de medidas mais rígidas para controlar a Covid-19 na cidade. Enquanto extremistas se concentram nas ofensas recíprocas, esquecem-se de que diálogo é o que está em falta, pois a construção da democracia é algo que se realiza em coletividade com pluralidade de convicções no debate.

Aí sim

Se alguns concentram esforços em brigas de natureza político-ideológicas, o Governo Municipal parece seguir fiel ao que mais importa no moment a imunização dos uberabenses. Teve início ontem a vacinação de idosos com 60 anos de idade completos, nascidos entre setembro e dezembro.

Calendário

Enquanto isso, continua a vacinação de pessoas com comorbidades com idade entre 58 e 59 anos; pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada, também de 58 a 59 anos; gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos, indivíduos com síndrome de Down acima de 18 anos e pacientes renais em diálise acima de 18 anos.

Reforço

Pessoas que estão agendadas para receber a 2ª dose, conforme o Cartão de Vacinas, também devem se dirigir aos pontos de vacinação para receber o reforço e completar o ciclo exigido para efetivar a imunização.

Não muda

Se um gostava de cachaça cara, o outro prefere picanha de R$1.799,99 o quilo. Churrasco promovido por Jair Bolsonaro na residência presidencial contou ainda com um churrasqueiro contratado em Belém do Pará e suscitou inúmeras críticas. Enquanto isso, a culpa da crise segue sendo a quantidade de direitos que o trabalhador possui (sic). Infelizmente, o Brasil não parece ter conserto. Na política tupiniquim trocam-se apenas os rótulos, o produto não melhora!

Trabalho

Belo exemplo de amor ao próximo é dado pelo grupo “Mãos Amigas” em Uberaba. A ONG auxilia diariamente centenas de pessoas que em situação de vulnerabilidade socioeconômica ali encontram solidariedade, alimento e afeto. A entidade luta para conseguir manter seu trabalho durante a pandemia de coronavírus e continuar a atender quem tem fome. Doações de alimentos não-perecíveis, leite, roupas e agasalhos podem ser feitas na sede, que fica na rua da Constituição n.º 91, Bairro São Benedito.

Fake

Circula na internet falso vídeo em que se afirma que a vacina CoronaVac, do laboratório Sinovac, teria sido proibida nos Estados Unidos e na Europa. Material, que apareceu de início no Facebook, mas se espalhou por grupos de WhatsApp e outras plataformas, é enganoso, pois as agências reguladoras europeia e norte-americana ainda analisam a segurança e eficácia do imunizante.

Piada?

Ninguém está livre da ação de estelionatários neste País. Pelo menos quanto a isso o Brasil é democrátic a criminalidade não promove discriminação em relação às suas vítimas. O humorista Renato Aragão (Didi Mocó, de “Os Trapalhões”) teria sido vítima de um golpe aplicado por um ex-funcionário da sua empresa, que desviou mais de R$3 milhões, utilizando-se de cheques com assinatura falsa para fazer saques das contas bancárias do humorista.

Sonho

Perto de completar seu primeiro ano de vida, a “Lovely Donuts” preparou um cardápio todo especial para o Dia dos Namorados. Empresa 100% uberabense realiza o sonho de muita gente que deseja comer aquelas delícias “made in USA”. Desde sabores tradicionais, como canela e açúcar, até a sofisticação presente apenas nos Estados Unidos. Reserve já a sua caixinha de amor e garanta pontos extras com quem realmente importa para você: WhatsApp para reservas e encomendas: (34) 99634-9359.

Frase

“Dinheiro público é o dinheiro que o governo tira dos que não podem escapar e dá aos que sempre escapam” – Millôr Fernandes

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por