FALANDO SÉRIO

Uberaba amanhece com 100% de ocupação dos leitos de UTI do Regional

Flexibilização das restrições às atividades econômicas em Uberaba, anunciada no sábado, ocorre no momento em que boletim epidemiológico do dia registrou 9 mortos, além de 4 óbitos suspeitos

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 13/03/2021 às 12:59Atualizado em 18/12/2022 às 12:50
Compartilhar

Atualizada às 9h30 do dia 14 de março de 2021

Leitos esgotados

Flexibilização das restrições às atividades econômicas em Uberaba, anunciada no sábado, ocorre no momento em que boletim epidemiológico do dia registrou 9 mortos, além de 4 óbitos suspeitos. E, segundo médico do Hospital Regional, todos os quarenta leitos de UTI estão ocupados na manhã deste domingo. “Estamos trabalhando na abertura de mais dez leitos” – disse ele. 

Contradição

Ocupação revelada de leitos contradiz dados do boletim epidemiológico, que indicou trinta e dois pacientes e folga de 42% na UTI pública.

E agora?

Em meio ao sigilo que cerca a vacinação de profissionais de Saúde, a Secretaria de Saúde decide cobrar a justificativa da presença de cada um deles nas listas.

Decretada

A exigência consta do decreto, que fixou procedimentos para a vacinação da população, publicado no Porta-Voz desta sexta-feira.

Pretérito

No documento consta que a justificativa para a inclusão do profissional na lista tem de ser apresentada também para os já vacinados.

Quem fez

Cada hospital e operadora de plano de Saúde faz a sua própria lista, e a Secretaria de Saúde as teria respeitado.

Denúncia

Desde o primeiro momento, surgiram denúncias de que estavam sendo vacinados profissionais que não eram da linha de frente no enfrentamento à Covid, uma exigência legal.

Em casa

E essas denúncias iniciais partiram até mesmo de médicos contra colegas vacinados com prioridade quando não atenderiam pacientes do vírus.

Controladoria

E caberá à Controladoria-Geral do Município a conferência dessas listas. Os responsáveis por elas têm 30 dias para encaminhar as justificativas.

Ignorado

Como a Controladoria tratará cada irregularidade encontrada ainda é uma incógnita.

Pressão

Desde o início da vacinação na área da Saúde, a Prefeitura ficou sob pressão, cobrada pela imprensa e vereadores para dar transparência às listas.

Inquérito

O vereador Jamal chegou a formalizar denúncia ao MP e o presidente Marão fala na instalação de Comissão Especial de Inquérito diante do silêncio.

Aposentadoria

Depois de 12 anos como regional e chefe de Departamento da PC em Uberaba, o delegado Francisco Gouvea está se aposentando, no topo de carreira.

Por aqui

Afeiçoado à região, o belorizontino trabalhou também 15 anos em Araxá e já decidiu permanecer residindo em Uberaba.

Interino

Francisco já se afastou do cargo e Rodolfo Rosa Domingos assume interinamente.

Aditivo

A Codau recorreu a aditivo de R$530 mil para manter a RN como operadora de plano de saúde dos servidores, por mais dois meses.

Proibido proibir

Em Vespasiano, cidade da RM de Belo Horizonte, o Ministério Público recomendou à PM que não prenda infrator do toque de recolher.

Ilegais

O promotor Adriano Dutra também oficiou a Prefeitura para não fiscalizar o toque de recolher e o confinamento domiciliar, considerados ilegais por falta de lei.

Devolução

Centenas de uberabenses que receberam irregularmente o abono emergencial (muitos deles candidatos em 2020) terão de devolvê-lo com a declaração do IR.

Surpresa

Alguns declarantes estão se surpreendendo na entrega da declaração com dependentes que receberam o abono e não o informaram para constar do documento à Receita.

Tributado

Mesmo na regularidade do abono, o que foi recebido tem de ser declarado, pois é tributado.

Devolução

Anunciada há duas semanas, a devolução ao Ministério da Saúde dos 30 mil testes para Covid-19 ainda não foi efetivada pela Secretaria de Saúde.

Incompletos

Para serem aplicados, os kits de exames pedidos ao Ministério da Saúde precisam dos kits coletas, fornecidos pela União ao Estado de Minas.

Para baixo

Proibição do funcionamento noturno total ou parcial de bares adotado desde meados de 2020 e agora o toque de recolher jogam os índices de criminalidade para baixo.

Sem adesão

Governo não contou com adesão dos servidores para colocar as UBS em funcionamento nos finais de semana. Por isso o plano ficou reduzido a três.

Desabafo

No grupo Política Uberaba 2022, vereador Marão fez um desabafo, referindo-se às ações contra a Covid-19: “Saudades do Comitê (Técnico e Científico” antigo”.

Pegou pesado

Lembrou que o Comitê era firme e decisivo na tomada de posições e alfinetou o atual: “Um Comitê para atender pedidos de A e B, me desculpe, mas aí é melhor esquecer e começar a comprar caixões”.

Bastidores

Chefe de Gabinete de Elisa é uma das figuras mais discretas da administração.

O dobro

O “positivo” apareceu em 20% dos testes RT-PCR e sorologia aplicados via Lamel pela Unimed desde o início da pandemia. Em fevereiro, aumentou para 42%.

Alerta

Prefeitura de Uberlândia foi condenada em grau de recurso a pagar indenização de R$ 28 mil a servidor vítima de perseguição (assédio moral) em 2017.

Na cabeça

Tem gente que não sabe lidar com nem exercitar o poder (todo ele passageiro e veloz).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por