FALANDO SÉRIO

Lei torna obrigatória vistoria em prédios com mais de 21 anos

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 08/01/2021 às 20:37Atualizado em 18/12/2022 às 11:35
Compartilhar

Quem entende?

Provocando a reação dos policiais penais da região, o sindicato da categoria, instalado em Belo Horizonte, acabou com a representação de Uberaba.

Demissão

Na esteira disso veio a comunicação da demissão da assessora para o Triângulo e Alto Paranaíba, Kylvia Régis.

Na crise

Representação havia sido criada em outra gestão, a partir da execução da agente Vivian Medeiros e outros ataques a servidores, levando à mobilização dos policiais.

Repúdio

As decisões de retrocesso agora tomadas pelo sindicato estão gerando notas de repúdio em todo o Triângulo e Alto Paranaíba.

Na parede

Decisão da prefeita Elisa de “checar” os números de 2020 da Covid-19 em Uberaba põe hospitais sob suspeita. Eles alimentam os bancos de dados do SUS.

É crime

Comunicação falsa de testagem e internações, se houve, pode ter desdobramentos no Ministério Público, que tinha cadeira no Comitê de Enfrentamento criado à época.

Clandestinos

Trinta e três loteamentos clandestinos identificados nos últimos dois anos estão monitorados pela Seplan.

Compensatórias

Todos eles levados ao conhecimento do Ministério Público e obrigados a pagar pelas contrapartidas devidas, o que muitos ainda não o fizeram.

Consequência

Transferência de duas dezenas de servidores do Centro Socioeducativo de Uberaba terá inevitável desdobrament eliminação de vagas para internos.

Sintomático

O Estado se limitou a anunciar que “os adolescentes acolhidos (que já haviam sido reduzidos) não serão realocados”.

Das duas, uma

Muito em breve, jovens infratores daqui poderão ser “reeducados” em outras cidades ou simplesmente vão ficar na rua, como já vinha acontecendo.

Precarização

A unidade de Uberaba só não foi fechada pela Justiça pelas graves consequências que isso traria. Mas chegou a ser parcialmente interditada.

Comphau

Arquiteto e urbanista Daniel Rodrigues deixou também a presidência do Comphau.

Contrapartida

Muito discutida, a contrapartida por imóveis a serem demolidos ou sujeitos a outro tipo de intervenção ainda depende de Deliberação Normativa do conselho.

Cercados

No ano passado, pelo menos dois desses imóveis precisaram da intervenção da Defesa Civil e receberam placas de advertência sobre riscos de desabamento.

Demolição

E também houve a abertura de procedimentos para que alguns imóveis não amparados por leis de preservação fossem demolidos. Estão simplesmente abandonados.

Suspensão

Suspensos pela nova administração municipal alguns processos licitatórios como obras de engenharia nos residenciais Oneida Mendes e Marajó.

Motivo

Dizem os avisos de suspensão que para “melhor adequação nas contratações e viabilidade econômica da secretaria requisitante”.

Promulgadas

Transição de governo levou à promulgação de várias leis aprovadas no apagar das luzes da legislatura passada.

Vistoria

Uma delas voltada para a segurança, pois torna obrigatória vistoria técnica e manutenção preventiva e periódica em edificações e equipamentos.

Residenciais

Os prédios residenciais, com mais de três pavimentos e com 21 a 30 anos, devem passar por essa vistoria a cada três anos. Os com mais de 50 anos terão vistoria anual.

No pacote

Exigência é também para imóveis de uso comercial, industrial, educacional, recreativo e religioso.

Seis meses

Responsáveis pelas instalações abrangidas pela lei têm 180 dias de prazo para apresentar vistoria inicial.

Depressão

Uma das preocupantes doenças dos tempos modernos, a depressão terá semana de conscientização e combate, sempre em setembro, introduzida no calendário oficial.

Suicídio

Principal objetivo será a prevenção ao suicídio, com aumento de casos em Uberaba nos últimos três anos, e quadro agravado de depressão pela pandemia em 2020.

Comdicau

William Brito, gerente do Sebrae no Triângulo, assumiu a presidência do Comdicau, depois de ter ficado empatado no voto com Mariângela Camargos (7x7).

Desempate

Maria Cecília Daher, que assume a vice, desempatou.

Desistência

Ex-candidato a vereador Rafael do Roma desistiu da representação que havia feito contra DEM, PMN e PSC, questionando o preenchimento das vagas por gênero.

Arquivamento

O promotor eleitoral Adroaldo Siqueira já havia pedido o arquivamento da ação, o que agora depende da Justiça.

Mandatos

Alvos da representação eram os mandatos dos vereadores eleitos por essas siglas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por