FALANDO SÉRIO

Cartel: promotora retoma caso ao voltar do recesso

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 07/01/2021 às 20:49Atualizado em 18/12/2022 às 11:33
Compartilhar

Atualizada às 21h do dia 07 de janeiro de 2021

Sepultamentos

Vereador Almir Silva solicita em ofício à prefeita que o Cemitério Medalha Milagrosa continue aberto a sepultamentos.

Na pauta

Vice-prefeito Moacyr Lopes disse que o assunto esteve na pauta de tratativas internas nesta 5ª feira, mas não antecipou a decisão.

Noturnas

E Marcos Jammal prega mudança no horário de reuniões do Legislativo. Quer que sejam noturnas, entre 18h e 22h.

Repeteco

A última vez em que os vereadores discutiram isso foi em 2015, A proposta era de Elmar Goulart e levou bomba. À época, muitos viram no projeto uma tentativa de beneficiar os edis que tinham outras atividades profissionais durante o dia.

Argumentos

Muitos viram nas despesas extras que a mudança acarretaria e nas dificuldades de cobertura das sessões pela imprensa os motivos para votarem contra.

Participação

Ao defender o seu projeto de agora, Jammal ressalta que as sessões noturnas facilitariam a participação popular.

Contraditório

Enquanto “castiga” os servidores do Executivo, Romeu Zema sanciona lei que permitirá aumento em gratificações dos membros do Judiciário. 

Papo furado

E não adiante deputado criticar o privilégio, pois o projeto é de autoria do Tribunal de Justiça e foi aprovado pela Assembléia. E de forma muito velada.

Luto

Esporte está de luto com a morte de Noé, um dos craques das gerações de ouro do futebol uberabense e que se destacou no Independente, então um clube profissional. O ex-atacante, depois servidor da Prefeitura, foi vítima de um AVC.

Cartel

Promotora Monique Mosca, no plantão do recesso no Ministério Público, deve retomar o procedimento relativo ao cartel dos postos ao retornar das suas férias.

Na mesa

A proposta dela aos empresários processados já é conhecida, à luz do Código de Defesa do Consumidor: multa de R$1 milhão pelos prejuízos à comunidade.

Como assim?

Servidores municipais (e até “ex”) estão recebendo mensagens (SMS) de determinada empresa oferecendo empréstimos consignados.

Há regras

A Lei de Proteção de Dados não proíbe a prática, mas há regras para o acesso ao cadastro e ainda há necessidade de autorização do servidor à empresa.

Uai, sô!

O complexo UFTM é um só, mas há tratamento diferenciado dado aos servidores, uns federais e outros do Ebserh, que atuam no Hospital de Clínicas.

Exame periódico

Enquanto os funcionários da empresa estão com avaliação de saúde em dia, o pessoal da UFTM deixou de ser submetido ao exame, que é de caráter rotineiro.

Físico e mental

Esses exames têm o objetivo de verificar o estado físico e mental dos trabalhadores, e crescem em importância nessa época de pandemia.

Preferência

No ano passado, duzentos e noventa e quatro motoristas uberabenses foram multados por desrespeitar a preferência do pedestre na faixa de segurança.

Vagas especiais

E outros duzentos e dez por desrespeitarem vagas exclusivas para idosos e deficientes físicos.

Reforço

Reforçada a equipe da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, agora comandada pela professora universitária Celi Camargo.

No time

Entre as novas aquisições está Michelle Rosa, que assume a Diretoria de Jornalismo, levando na bagagem experiências acumuladas no JM e na televisão.

Covid-19

Boletim epidemiológico pode estar sinalizando aquilo que era previsto com a aproximação das festas do fim de an o aumento do número de infectados por coronavírus.

Salto

Não dá pra dizer se essa é a tendência a ser mantida, mas a média diária de novos casos positivos saiu de 40 para quase 100.

Controle

Novo formato do boletim para divulgação ficou mais “limpo”, mas excluiu dados como pacientes recuperados e acompanhamento domiciliar.

Outras doenças

Foram excluídos também os números relativos à ocupação de leitos por pacientes não-Covid, de monitoramento necessário.

Interno

Um controle que pode ser exclusivamente interno, é claro.

Mas...

Em compensação, o boletim azul passou a mostrar a quantidade de novos infectados nas últimas 24h e 48h, assim como os óbitos nos mesmos períodos.

Ratificado

E o promotor Carlos Valera foi confirmado nesta quinta-feira coordenador regional das Promotorias Ambientais do Triângulo e parte do AP, liderança que exerce há anos.

Referência

Valera se transformou em referência nacional do MP e tem participado de encontros jurídicos ambientais como palestrante, inclusive no exterior.

Opção pessoal

Já o seu colega José Carlos Fernandes agradeceu o convite, mas não permanecerá na Coordenadoria das Promotorias de Defesa do Patrimônio Público.

Comarca

Por decisão pessoal, optou por ficar à frente apenas da Promotoria de DPP que tem como jurisdição os municípios que formam a comarca de Uberaba.

“Professor”

O uberabense é outra referência do MP nacional, disseminando pelo País técnicas e cultura de defesa do patrimônio público.

Preterido

Fernandes disputou a chefia da PGJ, integrando lista tríplice formada no voto, mas o triangulino Zema optou por nomear Jarbas Soares, natural de Montes Claros.

Três vezes

Deu a ele o seu terceiro mandato no posto. Nas duas vezes anteriores por escolha do então governador Aécio Neves.

Auditoria

Auditoria obrigatória a cada dois anos na Codiub foi transformada em anual pelo então presidente Denis Silva, em 2019 e 2020.

Crise

Mais uma pequena crise interna no Hospital de Clínicas.

Veto

Alguns nomes indicados para a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar estariam sendo vetados pela direção.

Troca

A substituição de profissionais ocorre pela segunda vez em um ano.

Positivo

Ex-superintendente de Transportes da SDS, Claudinei Nunes testou positivo para Covid-19.

Insegurança

Nada menos que R$400 mil em equipamentos GPS (usados no controle da colheita e até da pulverização) foram furtados da Usina Uberaba, na zona rural.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por