JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 17 de maio de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Articulistas.

Outros Articulistas

Avisos paroquiais

Está disponível na internet uma coletânea de avisos copiados dos murais de igrejas. O que chama a atenção e que os torna engraçados é o vício de linguagem chamado ambiguidade ou anfibologia, que é a duplicidade de sentido do texto – um vício de linguagem, assim caracterizado especialmente quando o aparecimento do sentido duplo não é proposital.

O leitor atento vai entender a intenção do autor da mensagem e, ao mesmo tempo, perceberá a segunda interpretação possível, resultante da falta de cuidado na escrita. São estes os avisos paroquiais:

“Para todos os que têm filhos e não sabem, temos na paróquia uma área especial para crianças.”

“O torneio de basquete das paróquias vai continuar com o jogo da próxima quarta-feira. Venham nos aplaudir. Vamos tentar derrotar o Cristo-Rei.”

“Na sexta-feira, às sete, os meninos do Oratório farão uma representação da obra Hamlet, de Shakespeare, no salão da Igreja. Toda a comunidade está convidada para tomar parte nessa tragédia.”

“Prezadas senhoras, não esqueçam a próxima venda para beneficência. É uma boa ocasião para se livrarem das coisas inúteis que há nas suas casas. Tragam seus maridos.”

“Assunto da catequese de hoje: Jesus caminha sobre as águas. Assunto da catequese de amanhã: Em busca de Jesus.”

“O coro dos maiores de sessenta anos vai ser suspenso durante o verão, com os agradecimentos de toda a paróquia.”

“O preço do curso sobre Oração e Jejum não inclui as refeições.”

“O mês de novembro finalizará com uma missa cantada por todos os defuntos da paróquia.”

“Por favor, coloquem suas esmolas no envelope, junto com os defuntos que vocês desejam que sejam lembrados.”

Não há como garantir se, de fato, os recados foram copiados dos murais de igrejas, porém o que os faz interessantes é a graça que encerram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ. O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.
DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia