ARTICULISTAS

Pãodemia

Mário Salvador
Publicado em 13/07/2020 às 18:29Atualizado em 18/12/2022 às 07:50
Compartilhar

O ato de fazer pão, atividade bem antiga, exige poucos ingredientes. Farinha de algum cereal, fermento, água e sal (ou açúcar) são suficientes para se preparar um bom pão, de cheiro e sabor irresistíveis. E o Dia do Panificador ou Dia do Padeiro (8 de julho), criado em homenagem à Santa Isabel de Portugal, faz-nos recordar que o pão é um dos alimentos básicos do corpo e da alma.

Em cada lar, alguém tem a tarefa de buscar “o pão de cada dia” na padaria – prática que, com a pandemia, foi revista. É aí que entra o neologismo “pãodemia” – a febre do momento. Trata-se da (nova) mania de fazer pão, bastante disseminada durante a pandemia: fazem-se pães salgados ou doces; de textura, cor, formato e tamanho variados; com farinhas diversas; recheados ou não; com ou sem fermento, especiarias e outros ingredientes (como grãos, frutas cristalizadas e frutas secas).

Em certas instituições religiosas, os fiéis, após as missas, em que se nutrem do “pão da alma” (a hóstia consagrada), vão à padaria da instituição em busca de pães feitos pelos religiosos. Isto mesm há tempos, a venda de pães de fabricação própria tem sido o “ganha-pão” de muitos religiosos – como as monjas beneditinas do Mosteiro Nossa Senhora da Glória e a Comunidade Católica Discípulos da Cruz (em Uberaba); os monges trapistas e os do Mosteiro de São Bento, dentre outros.

Porém, de repente, fabricar pães artesanais deixou de ser exclusividade dos religiosos. É que, em obediência ao “fique em casa”, por causa do novo coronavírus, as pessoas, que às vezes até passam dia e noite de pijama, não saem de casa nem para comprar pão. E como trocaram o pão da padaria pelo caseiro, as “fábricas de pães caseiros” têm operado a todo vapor, em concorrência com as panificadoras. A internet deu sua mãozinha, com cada foto, vídeo, revelação de segredos e macetes de receitas de pão de todo tipo – doce e salgado, recheado ou não. Hum... que delícia!

A venda de pães nas padarias próximas à minha casa não caiu, conforme verifiquei, mas o fato constitui exceção à regra. E, além dos pães, os fregueses levam outras iguarias, como bolacha, rosca, biscoito, bolo e... Jornal da Manhã, que combina sempre com um bom cafezinho e é uma boa companhia, principalmente na quarentena.

O ruim da pandemia em relação ao assunto é que sentimos falta de, como antes, tomar café nas ótimas padarias de nossa cidade. Mas o lado bom foi a revelação de tantos novos talentos na arte de fazer pão, o que garantiu à língua portuguesa o neologismo pãodemia. Quanto ao futuro desse neologismo, só o tempo dirá se pãodemia veio para ficar, ou se terá sido só mais uma... febre dessa pandemia.

Mário Salvador

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por