ARTICULISTAS

TERRA DE GIGANTES

Mário Salvador
Publicado em 29/04/2020 às 16:49Atualizado em 18/12/2022 às 06:00
Compartilhar

Recentemente o Jornal da Manhã exibiu reportagem sobre Peirópolis, bairro de Uberaba que hoje reclama não só os apreciadores de dinos e sua história, como também os compradores dos formidáveis doces feitos por mãos de fadas daquela região.

Peirópolis é um bairro incomum, por isso tem recebido a atenção de autoridades do município, estando, desde 2010, aos cuidados da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. E onde estão os visitantes e turistas? Enfurnados em casa, observando a quarentena obrigatória que evitará a propagação do coronavírus, que badernou a saúde mundial.

Em agosto de 1918, na inauguração do Geossítio Peirópolis, que revelou a riqueza histórica e cultural da localidade, foi aberta a exposição “Yes, nós temos dinossauros”, do notável paleoaartista uberabense Rodolfo Nogueira, graduado em Desenho Industrial pela UNESP de Bauru e detentor de oito prêmios internacionais.

No evento estiveram, dentre outros, o prefeito Paulo Piau; José Renato Gomes - secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo; Anne Roy Nóbrega, adjunta; Luiz Carlos Borges Ribeiro - pesquisador e geólogo; Luiz Humberto Dutra - Presidente da Câmara de Vereadores de Uberaba; e Ana Lúcia Simões -, reitora da UFTM, que ressaltou o relevante compromisso dessa universidade na revitalização do complexo de Peirópolis.

O Projeto Geopark - Terra de Gigantes destaca potenciais históricos, científicos, naturais e turísticos dessa região que pleiteia candidatura oficial junto à Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. Para isso, conta com parceiros, como a Prefeitura e Câmara de Vereadores, UFTM, SEBRAE, ABCZ, FIEMG, COMTUR, e moradores do bairro.

Uberaba é mesmo Terra de Dinos. Na construção do Praça Uberaba Shopping Center, bem no centro da cidade, as escavações esbarraram numa enormidade de ossos desses animais. E não será surpresa qualquer descoberta semelhante em outros pontos da cidade.

Certamente, milhares de turistas e até concidadãos desconhecem a grandiosidade de Peirópolis. Assim, há muito se faz necessário divulgar, de diversas formas, o rico patrimônio que temos nesse importante bairro. De imediato, painéis permanentes pela cidade são uma ótima opção.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por