ARTICULISTAS

Guerra é guerra

A Primeira Guerra Mundial, centrada na Europa, foi deflagrada depois do assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando

Mário Salvador
Publicado em 13/01/2020 às 19:28Atualizado em 18/12/2022 às 03:32
Compartilhar

A Primeira Guerra Mundial, centrada na Europa, foi deflagrada depois do assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, em junho de 1914. A guerra se estendeu de julho de 1914 a novembro de 1918. O conflito envolveu grandes potências do mundo todo, terminou com a derrota alemã e fez dez milhões de mortos. 

A Segunda Guerra Mundial teve início quando as forças de Hitler invadiram a Polônia, em setembro de 1939. Reino Unido, França e a Comunidade das Nações declararam guerra a Hitler. A guerra fez sessenta milhões de mortos. A Alemanha Nazista se rendeu em maio de 1945. E o final da guerra se deu com a rendição nipônica, depois de os americanos lançarem bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, em 6 e 9 de agosto de 1945.

Em 3 de janeiro deste ano, o  major-general iraniano Qassem Soleimani foi morto pelos Estados Unidos, que o consideravam um terrorista e uma ameaça às tropas americanas. Qassem, considerado herói nacional no país persa, era o segundo homem mais importante do Irã e o mentor que resolvia conflitos de guerra. Em seu funeral, em que recebeu homenagens de seu povo, houve tumultos e muitas pessoas morreram pisoteadas.

O Irã prometeu vingar a morte do seu herói. De imediato, lançou foguetes contra bases de soldados americanos. E pelo mesmo motivo, derrubou um Boeing com 176 pessoas a bordo, assim que levantou voo. Não houve sobreviventes. O Irã se apossou da caixa preta do avião, que possibilitaria descobrir as causas do acidente. Após ficar comprovado que o avião foi derrubado por míssil iraniano, o Irã afirmou que tudo aconteceu por um erro humano imperdoável e pediu desculpas ao seu povo.

Quanto às consequências advindas do assassinato do herói iraniano pelos Estados Unidos, o risco é, assim como aconteceu na Primeira Grande Guerra, a morte de um herói se tornar o estopim de uma nova guerra, que pode ficar entre essas duas nações ou ganhar vulto. Fato é que aumentou a tensão entre Estados Unidos e Irã, duas grandes potências. E autoridades iranianas já prometeram vingança severa. 

Espera-se que as grandes potências e a ONU consigam esfriar os ânimos dessas duas nações em litígio. E, se ocorrer uma Terceira Guerra Mundial, com o armamento de que hoje dispõem todas as potências, pode ser que não sobreviva ninguém para contar os mortos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por