ARTICULISTAS

Vitória do Mengão

Quando os onze do Flamengo não honram, em campo, a gloriosa camisa rubro-negra, não me recuso a fazer críticas negativas

Mário Salvador
Publicado em 28/10/2019 às 17:43Atualizado em 18/12/2022 às 01:25
Compartilhar

Quando os onze do Flamengo não honram, em campo, a gloriosa camisa rubro-negra, não me recuso a fazer críticas negativas sobre o time. Mengo já era uma paixão na época do velho programa humorístico original Balança Mas Não Cai (Rádio Nacional), em que, num dos quadros, um torcedor rubro-negro manifestava alegria nas vitórias e dava bronca nas derrotas: “Mengo, tu és uma desgraceira.” 

Certeza de que seria intensa a emoção do saudoso amigo Dorival Cicci, flamenguista de quatro costados, com a supervitória de cinco a zero em cima do rival Grêmio, partida válida pela Libertadores. E Cicci ou me visitaria ou telefonaria, como era praxe, quando, neste espaço, eu abordava assunto de seu interesse.

A vitória classificou o Mengão para a final da Copa Libertadores da América, que será em novembro deste ano. Há 38 anos o Flamengo foi campeão da Libertadores e campeão do mundo. Vale repetir a dose. Primeiro tem que passar pelo River, time argentino campeão dessa Copa várias vezes.

E o jogo? Maracanã superlotado. Jogo animado. Torcida confiante. O Grêmio fez o primeiro ataque do jogo e por pouco deixou de marcar. Ufa! Depois disso, o poderoso ataque do Flamengo colocou o Grêmio na roda. Sobrou para os dois beques do Mengão marcarem tentos. O desconsolo de Renato Gaúcho, treinador do Grêmio, dava dó. Ele teve que engolir a humilhante derrota e sua crítica a Jorge Jesus, técnico do Flameng “Tem 65 anos e nunca ganhou nada.” Crítica negativa a colega de profissão é coisa feia. Pois agora, com tática precisa em campo, o português Jorge deu uma bordoada no Grêmio de Renato Gaúcho, que, na coletiva de imprensa, afirmou desolad “Hoje, até mulher grávida faria gol no Grêmio.”

O presidente do Grêmio garante: Renato, por seu grande valor à agremiação, continua técnico do time. Ele soma várias conquistas, inclusive campeão da Libertadores, o que lhe valeu uma estátua de corpo inteiro, na frente do estádio do Grêmio. Com a lambada de cinco a zero, aprenderá a temperar a língua.

Com dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Mengão está na dianteira do Campeonato Brasileiro (o Brasileirão) e tem a melhor artilharia e o artilheiro da competição (que também o é da Libertadores), Gabigol, um fenômeno. 

Falta um jogo para acabar a Libertadores. E o Mengão pode ser o campeão. E se não ganhar? Se acontecer esse desastre, vou proclamar, como aquele antigo torcedor do Meng “Mengo, tu és uma desgraceira”. Credo! Vire essa boca pra lá.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por