ARTICULISTAS

Alertas e dúvidas

A sabedoria popular tem seus tropeços, mas, ao menos um adágio me valerá no que aqui escrevo

Mário Salvador
Publicado em 21/10/2019 às 19:28Atualizado em 18/12/2022 às 01:13
Compartilhar

A sabedoria popular tem seus tropeços, mas, ao menos um adágio me valerá no que aqui escrev “Se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia”. Dando crédito a essa ideia, não dou um conselho, mas faço um alerta. E, salvo melhor juízo, meu alerta aos corruptos pode ajudá-los a aliviar suas penas, caso o STF não mude a própria interpretação de leis, como se verifica no caso do cumprimento de penas a partir da condenação em Segunda Instância. 

Este é o alerta (que antes poderia ser um conselho) a cada corrupto sangrador de cofres públicos em favor do próprio bols destrua de imediato qualquer prova que possa agravar sua pena, pois quando a Polícia Federal invade escritório, casa, apartamento, em busca de provas contra o acusado, sempre encontra documentos, computadores, celulares, com provas que agravam a situação do corrupto. E criminoso é mestre em deixar o rabo preso.

A propósito, ministro Gilmar Mendes deu informação essencial aos brasileiros: Não serão 127.000 os presos que ganharão as ruas, com a nova decisão do STF, mas “apenas” 87.000. Esse é o número de criminosos que permanecerão em liberdade até que um Tribunal Superior julgue a causa deles, o que, via de regra, pode levar uns bons anos.

Outro alerta vai para todo homem público que troca mensagens comprometedoras por celular. Quando um perito invade o celular, tem acesso a todo o conteúdo e, por isso, pode colocar o homem público numa gelada...

Uma velha história tem muito a ver com esse tema: Encontraram-se dois diplomatas: um russo e um americano. Conversa vai, conversa vem, de repente ambos ouvem um bip-bip estranho. Então, o americano diz ao colega russ “Ou o seu gravador ou o meu está com defeito”. Pois é, gravar conversas às escondidas é estratégia universal. E todo o cuidado é pouco ao conversar coisas perigosas com “o amigo”. Vai que é um amigo da onça...

Já o ex-Presidente Temer foi mais feliz em relação à gravação clandestina feita por um empresário, pois acabou absolvido. Concluiu-se que a conversa nada tinha de perigosa.

E agora, minhas dúvidas cruéis: Por que entidades mundiais que cuidam do meio ambiente nada ainda comentaram sobre as duzentas toneladas de petróleo que estão emporcalhando as praias do Nordeste? Terá sido acidente grave? Terá sido proposital? A verdade virá à tona?

E ainda não nos esquecemos de Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada em Jair Bolsonaro, em Juiz de Fora. Por que três famosos advogados voaram para aquela cidade para defender Adélio? E o fizeram a mando de quem? E a loucura de Adélio será uma verdade ou uma farsa? 

Sigamos nosso caminho contornando problemas, mas carregando no lombo, à revelia, essas e outras tantas dúvidas cruéis.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por