ARTICULISTAS

Primavera

Enfim, desde 23 de setembro, estamos na primavera, a estação das flores

Mário Salvador
Publicado em 23/09/2019 às 18:47Atualizado em 18/12/2022 às 00:30
Compartilhar

Enfim, desde 23 de setembro, estamos na primavera, a estação das flores. E comemoramos, em 21 de setembro, o Dia da Árvore, instituído pelo presidente Castelo Branco em fevereiro de 1965, com o objetivo de ressaltar a importância da árvore para o ser humano e o meio ambiente. 

As diversas espécies de árvores existentes são fundamentais para a vida na terra, pois a árvore, grande símbolo da natureza e uma das mais importantes riquezas naturais, aumenta a umidade do ar, evita erosões, produz oxigênio no processo de fotossíntese, reduz a temperatura, fornece sombra e abrigo para algumas espécies de animais, fornece madeira para a fabricação de móveis e construção de casas, além de celulose para a fabricação de papel (pinho e eucalipto), e fornece frutos para o homem e os animais. E como é prazeroso ficar debaixo de uma árvore para aproveitar sua sombra, especialmente após uma longa caminhada!

Apesar de termos consciência de toda essa importância das árvores, nesta época do ano, como sempre acontece, estamos assistindo a inúmeras queimadas, um dos maiores crimes ambientais. A região da Floresta Amazônica está em chamas, o que tem chamado a atenção de potências mundiais. E são muitos os estados brasileiros que têm sofrido queimadas em excesso, como Minas Gerais, que assiste ao fim de imensas reservas naturais.

Sabe-se muito bem a quem interessa limpar uma área reflorestada. E cabe às autoridades punir os culpados. Na região amazônica, embora sejam muitas as vítimas de assassinato por denunciarem mandantes de desmatamento, poucos responsáveis por esses crimes foram punidos.

Com tantas manifestações em prol da preservação da Floresta Amazônica, é possível que, efetivamente, o governo federal tome medidas enérgicas e permanentes para coibir qualquer ação criminosa que diga respeito à árvore; quer o crime envolva fogo, quer envolva exploração de madeira. 

Esperamos que a primavera, sinônimo de vida e juventude, traga-nos as chuvas que farão florir os nossos campos. Na primavera da vida, tudo são flores e alegria. Mas nós, que não mais somos jovens, podemos ao menos nos deleitar com toda a beleza desta encantadora estação do ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por