ARTICULISTAS

A vida como ela é

Olga Maria Frange de Oliveira
Publicado em 07/12/2020 às 18:41Atualizado em 18/12/2022 às 11:17
Compartilhar

Como nós, que vivemos numa sociedade considerada moderna, produzimos tantos dramas de cunho moral? Esperamos soluções milagrosas por parte dos políticos? Dos líderes? Das autoridades? De um novo Robin Hood? O que significa para nós a palavra justiça? Têmis, filha de Urano e de Gaia, é a personificação alegórica da deusa guardiã dos juramentos dos homens e da Lei na arte clássica grega. Representada por uma figura feminina sustentando nas mãos uma balança, tendo os olhos vendados, simboliza a imparcialidade da justiça. Porém, infelizmente para nós, a lei nem sempre garante a justiça.

A vida nos oferece uma sucessão de momentos de euforia e de desesperança, de alegrias e dores, de coisas medíocres ou espetaculares, de tédio ou entusiasmo. A vida é assim e pronto. Como diziam nossos avós, “Não há bem que sempre dure nem mal que nunca se acabe”.

Temos vivenciado tragédias inimagináveis nos últimos tempos, como a de Brumadinho, que ceifou tantas vidas e chocou o país com suas imagens dramaticamente fortes. A mídia retratou os dramas pessoais, o noticiário explorou o tema por muitos dias, o assunto foi manchete por algum tempo até cair no esquecimento, como já tinha acontecido com a tragédia de Mariana. Afinal a roda do tempo está sempre a girar.

Os incêndios consumiram grande parte da Amazônia e do Pantanal, incêndios criminosos, ateados por mãos humanas que sempre semeiam a destruição sem comprometimento com seus semelhantes, sem avaliar as consequências de seus atos ou o alcance de suas responsabilidades. A culpa é do tempo seco, do vento, da falta de chuva, das mudanças climáticas, nunca daquele que ateou o fogo. Assistimos impotentes, sem acreditar no que nossos olhos viam. Alguma coisa dentro de nós também se consumiu. A crença de que o homem foi feito à imagem e semelhança do Criador ficou abalada para sempre. A natureza, com sua flora e fauna tão ricas e diversificadas quanto sagradas, foi profanada. A natureza é, a um só tempo, bela e cruel, sagrada e profana, forte e perecível, deslumbrante e misteriosa, acolhedora e agreste.

Nos últimos dias, assistimos pela televisão duas grandes tragédias envolvendo ônibus de transporte de passageiros. Os veículos se reduziram a destroços e acabaram com a vida de quase uma centena de pessoas, entre mortos e feridos. Após o desastre, sempre descobrem que o ônibus estava transitando irregularmente e com sérios problemas de manutenção. Quanto mais sucateado, maior o número de passageiros. Pessoas humildes, que arriscam a própria vida por uns trocados a mais no bolso. O ilegal é mais barato. Onde está a vigilância? Não há um único culpado, pois existe uma cadeia de erros desde o início até o trágico desfecho. No segundo acidente, o motorista foi o primeiro a pular para fora do veículo. Senti como se o capitão de um navio se gabasse de ter sido o primeiro a se salvar de um naufrágio. Sempre me disseram que o capitão de um navio é o último a abandonar o barco. Será???

Também assistimos, perplexos, o país todo acompanhar dias seguidos o final de uma eleição num país estrangeiro, acreditando que a vitória de um ou de outro poderia causar uma reviravolta nos rumos dos acontecimentos em nível mundial. Um fato que deveria nos levar, no mínimo, a uma reflexão. Achei surreal!... Como surreal foi o ano de 2020. O ano que não aconteceu. O ano que passou em branco. O ano em que o mundo parou por conta de um inimigo invisível. Haverá luz no fim do túnel? Para quem enxerga com os olhos da alma, sim! Para quem se apega à realidade nua e crua do ser humano, em sua pequenez, não!

Olga Maria Frange de Oliveira

Professora de piano; regente do Coral Artístico Uberabense; autora do livro “Pioneiros da História da Música em Uberaba”; ex-Diretora -Geral da Fundação Cultural de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por