ARTICULISTAS

Você está consumindo as notícias – ou as notícias estão te consumindo? Especialista dá dicas de como proteger a saúde mental

Denize Savi
Publicado em 07/07/2022 às 20:02Atualizado em 18/12/2022 às 20:23
Compartilhar

Sejamos honestos: 2022 não tem sido tão atrativo como imaginávamos. Da pandemia que não dá trégua a guerras, crises ambientais e problemas socioeconômicos, a sociedade tem lidado com uma enxurrada de notícias perturbadoras, diariamente. E, embora se manter atualizado sobre as notícias do mundo seja importante, o consumo exagerado delas pode prejudicar a saúde mental. De acordo com um estudo publicado pela Universidade da Califórnia, acompanhar os acontecimentos globais, apesar de necessário, pode realmente causar ou agravar os sintomas de ansiedade.

Segundo a especialista em Ciência da Felicidade, com MBA em Psicologia Positiva, Denize Savi, as notícias negativas têm um maior impacto emocional e neurológico, fazendo com que o ser humano tenha a tendência a ser negativo. “Tendo consciência disso, passamos a ser mais vigilantes com os nossos pensamentos. É importante lembrar que pensamentos são só pensamentos, não verdades absolutas. Não precisamos nos identificar com eles; precisamos apenas ter a atitude de deixá-los ir, sem julgamentos, simplesmente retornando à atenção para onde ela estava antes”.

Dessa maneira, uma das dicas principais da especialista é se atentar em buscar fontes confiáveis e que te deixem confortável na hora de se informar. “Outra coisa importante é não se pressionar. Alguma notícia em específico está te deixando angustiado? Faça uma pausa, respire, dê um tempo e permita-se distrair um pouco” – aconselha. E, ainda falando sobre se informar com mais consciência, é importante se policiar para não encher a mente com coisas logo antes de dormir ou ao acordar. “Ler, ouvir ou assistir notícias ruins logo de manhã desencadeia sintomas de ansiedade e tristeza que permanecem o dia todo.”

Utilizar técnicas de mindfuness também é indicado. Essas técnicas são métodos de treinamento mental que ajudam a tranquilizar a mente. Uma das recomendações de Denize é a “Pausa Transacional”, que são microintervalos entre uma tarefa e outra para respirar. “Praticar respirações profundas ajudam muito, ainda mais durante crises de ansiedade”, garante a pesquisadora.

Para realizar a técnica, use o tempo de quatro segundos para cada pass

·   inspire e segure contando até quatro;

·   agora expire contando até quatro;

·   com o pulmão vazio, segure a respiração por quatro segundos;

·   repita o processo de 3 a 5 minutos. 

O importante mesmo é se priorizar e, para isso, organizar os hábitos do dia a dia se torna uma prática essencial para a saúde mental. Denize Savi aconselha separar um tempo para ler as notícias do dia, para praticar exercícios, para comer, etc. “Respeite seu tempo e limite. Tudo isso ajuda a aliviar a tensão”. Por fim, a especialista incentiva a exercitar o nosso otimismo.

É normal ter pensamentos ruins, mas é importante não os deixar dominá-lo. De acordo com a pesquisadora, exercitar o otimismo não é necessariamente ver o lado bom em tudo. “A Psicologia Positiva oferece várias ferramentas de incremento de bem-estar e qualidade de vida, a partir do desenvolvimento de forças como o amor, a gratidão, otimismo e a resiliência, através das quais é possível ver o mundo com outros olhos. Não os olhos de quem se aliena, pelo contrário, os olhos de quem está mais do que atento para ajudar a transformar o mundo num lugar melhor”, pontua a profissional. 

Denize Savi

Especialista em Ciência da Felicidade

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por