ARTICULISTAS

Brasil tem 180 mil novos casos de câncer de pele não melanoma por ano

Ramon Andrade de Mello
Publicado em 10/01/2022 às 20:35Atualizado em 18/12/2022 às 17:41
Compartilhar

Um país tropical como o Brasil é um convite para a vida ao ar livre. No verão, a população quer aproveitar ainda mais esses momentos, mas é preciso tomar os devidos cuidados. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele responde por 27% de todos os tumores malignos que atingem a população brasileira e o país contabiliza 180 mil novos casos de câncer de pele não melanoma por ano. “Os dados são preocupantes e a incidência desse tumor é maior do que os de próstata, mama, cólon e reto, por exemplo”, alerta o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de Oncologia Clínica da Unifesp (chefe do laboratório de melanoma), da Uninove e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).

O pesquisador explica que existem diferentes tipos de câncer de pele, que também se manifestam de formas distantes. “O câncer de pele é resultado do crescimento anormal das células da epiderme. O carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular são os mais comuns e são aqueles denominamos de não melanoma”, esclarece Ramon de Mello.

O primeiro surge como lesões elevadas peroladas, brilhantes ou escurecidas, que crescem aos poucos e tendem a sangrar com facilidade. Já o carcinoma espinocelular aparece como lesões verrucosas ou feridas que não cicatrizam depois de seis meses, além de apresentar dor e sangramento. “Apesar de responder por, aproximadamente, 10% dos casos, o câncer melanoma é o mais grave e pode se espalhar facilmente para outros órgãos e levar à morte”, detalha o professor da Unifesp.

“O uso de protetor solar e barreiras mecânicas é essencial para a prevenção dessa doença”, enfatiza Ramon de Melo. O médico oncologista reforça ainda a importância do diagnóstico precoce para alcançar resultados positivos do tratament “Na oncologia, quanto mais cedo identificamos um tumor, melhores as chances de cura”.

Ramon Andrade de Mello

Oncologista clínico e professor adjunto de Oncologia Clínica da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); tem pós-doutorado em Pesquisa Clínica no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra) e doutorado (PhD) em Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por