ARTICULISTAS

Antônio Alberto Stacciarini

Gilberto Rezende
Publicado em 23/02/2022 às 21:12Atualizado em 18/12/2022 às 18:15
Compartilhar

A notícia da morte do Antônio Alberto Stacciarini, ocorrida em Uberaba no sábado, no dia 2 de abril de 2011, esparramou-se como fogo na macega. A comunidade, chocada, toma conhecimento de que o grande líder empresarial foi assassinado em sua própria casa, localizada na rua Amapá, bairro de Santa Maria.

Não tinha como acreditar. O empresário não tinha inimigos. Só recebia aplausos pela sua liderança à frente da CDL e pela sua participação nos assuntos de interesses da cidade. Era sempre coberto de elogios pela imprensa, pelas entidades congêneres e seus associados.

A sua vida sempre foi um exemplo de trabalho e de determinação em prol de sua empresa, de suas entidades e de sua comunidade. Nascido em Conceição das Alagoas, MG, em 1942, veio para Uberaba trabalhar como office-boy nas Lojas Riachuelo e, pela sua dedicação, chegou a assumir o cargo de gerente regional. Foi seu único emprego e nele permaneceu por 35 anos.

Em 1991, já aposentado, aos 49 anos, fundou a empresa Avicultura 3P, que hoje, após diversas ampliações, ocupando uma área superior a 2.000 metros quadrados, teve seu nome mudado para Pet Shop 3P. Há 28 anos no mercado, a empresa é hoje um local de referência. Antônio Alberto Stacciarini era também, nos últimos seis meses de sua vida, fazendeiro e criador de gado.

Espírito associativista, Stacciarini liderou a CDL por quatro anos, de 2003 a 2006. Neste último ano, então presidente da Aciu, fizemos parceria para a realização de diversos eventos de interesse comum, entre eles o programa “Dois amores e uma paixão”, para incentivar vendas do Dia das Mães; a realização da Noite do Crédito, para fazer o convênio “Cooperfat” com o Banco do Brasil, com o objetivo de reduzir os juros bancários; a eterna luta contra a invasão do comércio local por feiras itinerantes, e a administração comum do SPC.

Um relacionamento tão significativo que a Aciu, na gestão de Gilberto Rezende em 2006, foi agraciada com o título de “Entidade do Ano”, durante a entrega dos troféus para os destaques do Mérito Lojista.

À frente da CDL, Stacciarini foi um gigante. A entidade esperou por 23 anos para ter sua própria sede. Iniciada na gestão de Arnaldo dos Santos Anjos, foi inaugurada em 18 de dezembro de 2002, sob a presidência de Mário Vilmair.

Coube à diretoria da CDL presidida por Stacciarini a partir de janeiro de 2003 consolidar o empreendimento, bem como concluir o salão de eventos. Um grande mérito seu foi a construção da Ceteco - Centro de Educação Tecnológica do Comércio de Uberaba, inaugurado em dezembro de 2006 e que leva o nome de “Antônio Alberto Stacciarini”.

Durante sua gestão, a CDL foi reconhecida através de premiações, como “Os 10 Mais” e “100 personalidades de Uberaba”. Com sua dinâmica de trabalho, conseguiu dar mais visibilidade para a CDL.

Foi fundador da Loja Maçônica 4 de Junho Uberabense, onde exerceu o cargo de Venerável Mestre. Na área política, era presidente municipal do DEM - Partido Democrático.

Na CDL foram mais de 20 anos de participação. Por 6 anos, foi diretor da Federação das CDLs do Estado de Minas Gerais. Foi também presidente do Rotary Club Uberaba, entidade pela qual participou nos seus seis últimos anos de vida.

Para um homem que não galgou os degraus de Universidades, ele demonstrou através de suas realizações que todos têm suas oportunidades, mas, para aproveitá-las, há que se traçar uma meta para ser alcançada e determinação para consegui-la. Seu conselho aos jovens espelha esta realidade. “Você deve acreditar naquilo que faz e amar sua profissão. Nada de pessimismo. No comércio tem lugar para todos. Você tem que correr e buscar o seu espaço”.

Stacciarini, que se destacou como líder político e associativista, constituiu também uma grande família, que dá continuidade à administração de suas empresas. Viúvo de Dinazalda Souza Stacciarini, falecida em 1981, deixa cinco filhos. Magali e Marcilea, odontólogas; Márcia, engenheira arquiteta; Maristela, formada em Tecnologia da Comunicação, e Marcelo, veterinário.

“Antônio Alberto Stacciarini” é o nome do Ceteco - Centro de Estudos Técnicos Comerciais; é nome de uma rua no Jardim Ipiranga. É, também, sinônimo de amizade, trabalho, amor à cidade e, principalmente, de saudades de todos aqueles que com ele conviveram ou o conheceram.

Fontes: Aciu – CDL – Iovaldo/“Jornal da Manhã”/Hugo – Luís Vieira, do “Jornal do Triângulo”

Gilberto Rezende

Ex-presidente da Aciu e do Cigra – membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por