ARTICULISTAS

José Alencar Gomes da Silva

Gilberto Rezende
Publicado em 06/12/2021 às 18:33Atualizado em 19/12/2022 às 01:07
Compartilhar

Em maio de 1973, exatamente há 48 anos, conheci José Alencar Gomes da Silva, que nasceu em 17 de outubro de 1931, em Muriaé, Minas Gerais.

Industrial da área de tecidos, hoteleiro em Belo Horizonte, participava também do grupo de Ubá com seus sócios José Parma e Ivan Botelho, que tinha por objetivo fundar uma indústria madeireira.

Compraram os equipamentos na Europa e procuraram nossa empresa em Uberaba, a Triflora – Triângulo Florestadora S/A, que já possuía somente no Triângulo Mineiro um plantio de 28.000 hectares, dos 80.000 hectares que plantou em sua existência.

Fizemos uma sociedade que resultou na implantação da “MinasPlac”, no Distrito Industrial I, e que, posteriormente, foi vendida para a “Satipel” e hoje pertence à “Duratex”, do grupo Itaú.

Alencar continuou sua trajetória de liderança empresarial através da presidência da Fiemg por muitos anos até iniciar sua trajetória política, ao ser eleito senador da República e, posteriormente, vice-presidente da República no governo Lula.

Quando presidente da Fiemg, implantou em Uberaba o Clube Sesi Minas e criou o curso de Costura Industrial no Senai.

Mantivemos um relacionamento de amizade e companheirismo por trinta e oito anos e que ele chamava de fraternal, pois como “irmão” é que ele me apresentou ao presidente Lula, na casa do deputado Anderson Adauto.

Por inúmeras vezes, ao longo de sua vida, tive a honra de hospedá-lo na Casa do Folclore, onde se tornava possível seu contato com empresários e lideranças políticas, ou mesmo para seu descanso.

Uberaba foi a primeira cidade a lhe outorgar o título de Cidadão Honorário, em 1976, através de Projeto do vereador Homero Vieira de Freitas.

Alencar possuía muitos amigos em Uberaba, entre eles Flamarion Batista Leite, Carlos Eduardo Colombo, Gilberto Rezende, José Vitor Aragão, Paulo Piau, Aelton Freitas, Marcelo Palmério e Anderson Adauto, além dos que são hoje apenas saudades, como Hugo Rodrigues da Cunha, Joaquim dos Santos Martins, Tião Silva e Ítalo Delalíbera.

Em junho de 2005, Alencar veio a Uberaba especialmente para o enterro de Naná Rodrigues da Cunha, esposa de Hugo Rodrigues da Cunha.

Em 29 de março de 2011, o Brasil tomou conhecimento de que um dos mais éticos políticos do país, José Alencar Gomes da Silva, aos 79 anos, havia falecido.

A Bandeira Nacional desceu em sinal de luto e a Nação parou para que o povo pudesse prantear o Cidadão e Administrador Público que foi exemplo de trabalho e honestidade neste conturbado Brasil.

Em Uberaba, “José Alencar Gomes da Silva” é o nome do Hospital Regional, inaugurado em 28 de setembro de 2017. É também nome do Clube Sesi, localizado na rua Francisco Bertoldi, 133.

Gilberto Rezende

Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro – Ex-presidente e conselheiro da Aciu e do Cigra

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por