ARTICULISTAS

Obituários refletindo novos "espelhos"!

Arahilda Gomes Alves
Publicado em 24/03/2022 às 21:53Atualizado em 18/12/2022 às 23:28
Compartilhar

Minha geração teve no auge do sucesso cantoras como Maysa, Elisete Cardoso, Ângela Maria e Nora Ney, imbatíveis. Além das famosas Linda e Dircinha, as irmãs Batista. Estas duas, aliás, impressionaram-me pela vida que tiveram, abusando da sorte.

Se Dircinha interpretou o samba-canção “Conceição”, melhor do que Camby, fala-se muito. Se Ângela Maria imitava Dalva de Oliveira, a do Trio de Ouro, abiscoitando prêmios em todos os programas de calouros, seu pai lia salmos enquanto despontava a intérprete de “Babalu”, o mambo que incorporava floreios à incomparável Yma Sumac, cantora peruana de dotes vocais privilegiados, percorrendo toda a gama da voz grave masculina aos agudíssimos de um flautim e tornando-se cantada em seu vasto repertório, mais de dois milhões de vezes.

“A cena era chocante, corpo coberto de feridas, cabelos desgrenhados e acertando vassouradas a todos que delas se aproximassem. Apartamento com taquinhos soltos, paredes, móveis e janelas quebradas, além de diabéticas, eram o retrato de duas “divas” que viviam no completo ostracismo, encaminhadas para a Casa de Saúde. Duas cantoras que desfrutaram da fama, tornando-se as preferidas de Getúlio Vargas. Educadas nos melhores colégios do Rio – o Sion –, famosas, ampliaram seu patrimônio, com casacos de pele, carros sofisticados e joias; aproveitaram a vida, intensamente, mas entregando-se ao jogo e à bebida. Desfazendo-se de tudo, até objetos domésticos, para comprar comida! As unhas dos pés de Dircinha, de tão crescidas, chegavam a feri-los. Linda sofria com erisipela. Tudo isso provocou a perda da razão de ambas. E o que construíram desmoronou-se como um “castelo de cartas”. Dircinha morreu no hospital Dr. Eiras, em 1999, e Linda, em 1988, em cadeira de rodas!”.

Muitas dessas notícias busquei-as no livro de Ronaldo Aguiar, “As divas do Rádio”, que ganhei de meu maninho caçula e há tempo encontrado na minha estante, examinando-a com vontade.

Todos nós construímos, através do tempo, nossas folhas destacadas saudosamente. As gavetas da memória, de quando em vez, abrem-se, oferecendo-nos conteúdo que procuramos torná-lo histórico. Principalmente quando folhas amarelecidas, caídas e desbotadas refletem vida sentida, que se esvaem enfraquecidas das bênçãos de um tempo outonal! Afirmo sempre que a saudade é camuflagem em bandagens, que voam leves, expulsando a solidão. Ainda, que nossos “currículos” sejam identidades plastificadas, como se fossem, simplesmente, “obituários”.

Seriam eles novo inventário, reflexos no novo “espelho”?

Arahilda Gomes Alves

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por