ARTICULISTAS

Câncer do peritônio, diagnosticado no filho de Roberto Carlos, pode ser assintomático

Em alguns casos, a doença pode provocar dor abdominal, diarreia, náusea, perda de peso, entre outros sintomas

Ramon de Mello
Publicado em 27/09/2021 às 19:58Atualizado em 18/12/2022 às 16:11
Compartilhar

Uma significativa parcela dos pacientes com câncer do peritônio pode não apresentar qualquer sintoma da doença. Considerado a maior membrana do corpo, o peritônio reveste o interior do abdômen, protegendo o intestino, fígado, estômago, entre outros órgãos. “Porém, esse tumor oncológico pode provocar dor abdominal, diarreia, náuseas, perda de peso e apetite. Os distúrbios digestivos e o aumento do abdômen também podem ser relatados pelos pacientes”, explica o oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Uninove e da Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal). 

O especialista esclarece que esse tumor secundário é mais frequente. “Ele é diagnosticado em outros órgãos, como intestino, estômago, pâncreas, e depois se dissemina para a cavidade abdominal. Pode ser ainda proveniente de tumores primários no peritônio, que nascem nessa região e são chamados de mesotelioma”, afirma Ramon de Mello. O filho do cantor Roberto Carlos, Dudu Braga, faleceu recentemente vítima desse tumor oncológico. 

“Para cada caso será adotado um procedimento. Se o câncer é originário do estômago, por exemplo, o tratamento vai focar no outro órgão. Geralmente, os tumores nascidos no próprio peritônio têm maiores chances de cura. Podemos indicar a cirurgia ou quimioterapia”, afirma o oncologista. 

“De qualquer forma, é preciso uma avaliação clínica. Em alguns casos, o paciente pode apresentar uma inflamação do peritônio, que é resultado de infecção causada por bactérias ou fungos”, explica o oncologista.

Dr. Ramon de Mello - Oncologista do Hospital 9 de Julho e da High Clinic Brazil, em São Paulo (SP) - https://ramondemello.com.br/

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por