ARTICULISTAS

Das voltas que o mundo do trabalho dá

Alexandre Rodrigues de Oliveira Signorelli
Publicado em 03/11/2021 às 18:24Atualizado em 19/12/2022 às 01:16
Compartilhar

Duas notícias recentes causaram reviravoltas no mundo do trabalho. A primeira foi a decisão do STF no julgamento da ADI 5766, que declarou a inconstitucionalidade do texto da Lei conhecida por Reforma Trabalhista que prevê que o empregado demandante na Justiça do Trabalho, mesmo se beneficiário da garantia constitucional de acesso gratuito ao Judiciário, estaria obrigado ao pagamento de honorários advocatícios sucumbenciais.

Ou seja, o STF declarou o que já estava declarado na Constituição Federal no inciso LXXIV do art. 5º, que preconiza que “o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos”. Perda de tempo e de dinheiro para se reconhecer algo que jamais deveria ser ameaçado.

É evidente que a legislação reformista buscava coibir a litigiosidade desmedida e oportunista na Justiça do Trabalho e, de certa forma, atingiu seu desiderato, uma vez que é da sabença geral a diminuição da quantidade de ações judiciais apresentadas.

Contudo, o combate na forma proposta ofendia direito fundamental e mitigava a cidadania do trabalhador. Inconstitucional, portanto.

A segunda reviravolta foi a edição da Portaria 620 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece ser “prática discriminatória a obrigatoriedade de certificado de vacinação em processos seletivos de admissão de trabalhadores, assim como a demissão por justa causa de empregado em razão da não apresentação de certificado de vacinação”. Na prática, a Portaria Ministerial proíbe a demissão de trabalhador que se opõe de forma injustificada de tomar as vacinas contra Covid-19.

O texto diverge do posicionamento adotado por tribunais pátrios que têm confirmado a dispensa por justa causa de trabalhadores que se recusem, de forma injustificada, a ser imunizados.

Já tratamos neste espaço acerca da compulsoriedade da vacinação e da possibilidade de dispensa motivada defendendo a tese de que a vontade individual não deve se sobrepor ao interesse coletivo.

A Portaria 620 do MTE, portanto, tenta obrigar o empregador a macular o meio ambiente do trabalho e o comando constitucional de que é direito dos trabalhadores a “redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança”.

Parece-me que, neste aspecto, a Portaria Ministerial padece de constitucionalidade e seguirá o mesmo destino do texto inconstitucional inserido na Reforma Trabalhista.

Alexandre Rodrigues de Oliveira Signorelli

Advogado

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por