ARTICULISTAS

O Aniversário do Português

Ana Salvador
Publicado em 06/12/2021 às 18:25Atualizado em 19/12/2022 às 01:07
Compartilhar

Aqui, em Portugal, ninguém faz aniversário; as pessoas fazem anos. E, quando cantam “parabéns pra você”, a melodia é a mesma, mas há uma segunda estrofe bastante poética, bem ao estilo português:

Hoje é dia de festa

Cantam as nossas almas

Para o(a) menino(a) [nome do(a) aniversariante]

Uma salva de palmas.

Quem pensaria em colocar almas cantando numa canção tão sem cerimônia? Assim é Portugal. Deve ser influência de Camões, com algum Fernando Pessoa à mistura, mais outros tantos escritores.

E o aniversariante é sempre “menino”, ou “menina”, como se tivesse nascido quase ontem. E o que é um ano mais?

Na infância, o tempo demora a passar. Para quem completa quatro anos, por exemplo, um ano é um quarto da vida, uma parcela significativa, em que marcos fundamentais do desenvolvimento são atingidos e superados.

Mais tarde, no início da vida adulta, um certo senso de urgência espevita muitos, e há uma tentativa de completar marcos importantes o mais brevemente possível: terminar a faculdade, mais uma pós-graduação, casar-se, comprar uma casa, começar a família. Fantástico, e é necessário empreender e lançar-se. Evoluir e aprender com os erros e acertos.

Mais anos passados, cada aprendizado, um pedaço de sabedoria. Cada dia trabalhado, sossego comprado para o futuro. Milhares de horas passadas educando a prole convertem-se em netos e bisnetos à volta. E é bom, mesmo, porque aí o tempo passa voando!

Os nascidos em dezembro compartilham o mês com a maior festa de aniversário de todas, o Natal! No Brasil, há panetone, com e sem chocolate.

Em Portugal, Bolo do Rei e da Rainha (na verdade, são roscas, mas não discuto). Em todos os casos, muitos presentes, ceia na véspera, almoço no dia.

E, entre todos os que comemoram este mês, parabéns ao aniversariante da semana. Luso-brasileiro, filho, pai, irmão, marido, avô, bisavô, tio da cidade toda, tio Mário Salvador completou mais uma volta ao sol cheio de energia. Para o menino Mário, uma salva de palmas!

Ana Maria Leal Salvador Vilanova

Engenheira civil, cinéfila, ailurófila e adepta da caminhada nórdica

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por