ARTICULISTAS

A Vaca, essa Desconhecida

Ana Salvador
Publicado em 20/01/2021 às 18:59Atualizado em 18/12/2022 às 12:00
Compartilhar

Era um menino uberabense, rapazinho muito normal. Criado a pão de queijo, como sói acontecer nas famílias mineiras. Ia à escola, onde se saía bem. Na verdade, mais que bem, saía-se melhor que a média, sendo, mesmo, bastante talentoso em algumas matérias. Como qualquer pessoa, tinha preferências e talentos, destacando-se em algumas áreas. Por isso, muito surpresa ficou a professora quando, um dia, ele não soube responder à pergunta: “Que animal é esse?”. A foto mostrava, claramente, uma vaca. E o menino respondeu: “Não sei.” Oi?

De notar que a pergunta vinha numa sequência, depois de o garoto ter, corretamente, identificado animais menos familiares, como girafa, leão, elefante e até um ornitorrinco! Que ele conhecia por ser, de fato, muito interessado em animais em geral. Mas a vaca... Aparentemente, a vaca ele não conhecia.

A professora, imediatamente, lembrou-se do treinamento que tivera e começou a buscar na memória que distúrbio ou deficiência de aprendizagem aquilo poderia ser, já que, obviamente, o menino sabia, tinha que saber, o que era uma vaca. Mas ele não parecia perturbado, confuso ou alterado. Tão-pouco debochado ou pouco respeitoso. Não estava criando confusão, nem fazendo cenas. Apenas, sinceramente, declarava sua ignorância.

Tão límpida era a expressão do menino, tão confiante ele encarava a professora, dando-lhe sua atenção e tentando fazer o seu melhor, que ela se animou a encorajá-lo.

- Não sabe? De jeito nenhum?

- Não, não sei mesmo.

Poderia ser grave. “Há qualquer coisa aqui”, pensou ela.

- Mas não tem nem ideia? - insistiu.

- Bem.... uma ideia eu tenho, mas não tenho certeza.

Um pequeno alívio. Quem sabe não terminarei esta aula encaminhando um aluno meu a um neurologista, pensou a mestra, já sentindo esse pequeno consolo como uma vitória.

- Então, que animal é esse?

Ainda hesitante, ele arriscou:

- Acho que é um cruzamento de gir com nelore, mas não tenho certeza.

Ah, ok. Entendida a confusão.

Já dizia Bertrand Russel que “o problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certezas”. Principalmente, desde que cada ser humano com acesso à internet ganhou uma audiência global, muito se confunde consenso com verdade absoluta. Some-se a isso o modelo de negócio de plataformas populares, em que colocam cada usuário para interagir apenas com semelhantes e pronto. Cada grupo na sua bolha, validando-se à base de concordância.

Todos olham para a vaca e dizem “vaca”, sentem-se felizes e voltam às suas outras certezas, até que a necessidade de reforço volta, e retornam ao grupo para, uma vez mais, admirar a vaca e maravilhar-se com a própria sabedoria. Enquanto isso, quem vê além da casca recolhe-se solitariamente na sua reflexão, clamando por almas igualmente cheias de dúvidas para trocas sinceras.

Ana Maria Leal Salvador Vilanova

Engenheira civil, cinéfila, ailurófila e adepta da caminhada nórdica

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por