ARTICULISTAS

A arte de saber escutar

Senhor, livrai-nos daqueles que sempre precisam dar seu palpite. Livrai-nos do conversador

Padre Prata
Publicado em 16/02/2019 às 11:27Atualizado em 17/12/2022 às 18:14
Compartilhar

Senhor, livrai-nos daqueles que sempre precisam dar seu palpite. Livrai-nos do conversador, daqueles que têm sempre um conselho a dar. Daqueles que sabem tudo. Livrai-nos daqueles que dão respostas a perguntas que nem sequer formulamos. Daqueles que têm as respostas todas prontas. Livrai-nos daqueles que nem sequer querem ouvir, que não têm paciência para escutar, que não têm amor para compartilhar, que não têm paciência para dialogar, daqueles que julgam ter sabedoria suficiente para distribuir, daqueles que não têm vontade de acolher, de aceitar, de respeitar, de compreender, daqueles que exigem que sejamos como eles. Livrai-nos, Senhor, daqueles que não têm tempo para perder, daqueles que estão preocupados apenas consigo mesmos, o problema dos outros não lhes interessa. 

Senhor, apesar de tudo, dai-nos um coração que escuta. Dai-nos força para acolher o outro, para compreendê-lo, para aceitá-lo. Deixemos que o outro seja ele mesmo. Fazei que mereçamos sua confiança, que procuremos junto com ele uma solução, uma saída, um caminho, uma luz, sem exigir dele uma atitude falsa, farisaica, mentirosa.

Senhor, fazei com que tenhamos compreensão e respeito pelas dificuldades, pelas angústias, pela boa vontade do outro, sem empurrá-lo, sem deixá-lo para trás. Assim como o bom Pastor carrega a ovelha transviada, assim como a mulher procura a dracma perdida, com paciência, perdão, bondade, amor, compaixão e compreensão.

Senhor, dai-nos um coração que escuta. Dai-nos o dom de tolerar com paciência aqueles que pensam que somos uns idiotas, de miolos moles. Dai-nos serenidade para ouvir os conselheiros de última hora, dos que dão palpites sobre nossa vida, sobre nosso modo de ser, sobre nossos gostos. Daqueles que adorariam que fôssemos todos iguais a eles.

Senhor, que não sejamos pedras no caminho de ninguém. Que ninguém se entristeça e sofra por causa de nossas opiniões maldosas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por