ARTICULISTAS

A redação

Não estou a par do que se passa, mas tenho lido queixas pesadas aos vestibulares atuais

Padre Prata
Publicado em 26/01/2019 às 11:50Atualizado em 17/12/2022 às 17:38
Compartilhar

Não estou a par do que se passa, mas tenho lido queixas pesadas aos vestibulares atuais. Como desconheço o problema, não tomo partido. Vez por outra, Rubem Alves voltava ao assunto. Isto faz tempo. 

Trago ao leitor o que me contaram. Numa dessas provas de vestibular, foi pedido, como redação, que os alunos escrevessem uma carta ao pai (ou a quem lhes interessasse) narrando as impressões de um possível ingresso em tão procurada instituição educacional. Apenas uma exigência era pedida, que o aluno, nessa redação, deveria empregar os seguintes termos: óbvio, plausível, peremptório, beletrista, cooptar, resquício, melífluo, eludir, castiço e plasticidade. Os alunos fizeram o que lhes foi possível, o que lhes permitia a sua “vasta” cultura. O resultado foi que a maioria deles não chegou a três por cento de acerto. A carta de um deles, porém, trouxe um problema à equipe responsável pelo julgamento daquelas redações.  Julgue o leitor.

 “Meu caro pai, o senhor sabe como alimentei o ideal para atingir a uma universidade. Não porque iria proporcionar-lhe alegria, mas principalmente porque, fazendo um curso superior, eu poderia dar um pouco mais de mim mesmo para a formação da cidadania de todos aqueles que merecem um lugar ao sol e nem sempre lhes são reconhecidos os direitos fundamentais. O senhor sabe o quanto estudei para o vestibular. Varava noite adentro e, vez por outra, ouvia sua voz preocupada: “Meu filho, vai dormir um pouco, não é preciso estudar tanto.” Tenho a impressão de que estou fazendo boas provas. São difíceis. A prova de redação, por exemplo, foi, no meu modo de ver, a  que mais exigiu de nós. Imagine o senhor, que nos foi dado como questão, escrever uma carta, sendo que, nesta carta, deveríamos empregar os seguintes termos: óbvio, plausível, peremptório, beletrista, cooptar, resquício, melífluo, eludir, castiço e plasticidade. Como o senhor vê, não foi fácil. Não são palavras do linguajar de todos os dias. São termos que exigem um certo grau de cultura e um conhecimento acima do comum.

Nossas provas terminam amanhã. Espero levar-lhe um bom resultado. Não quero que o sacrifício que tem feito por mim seja em vão.”

Examinada a carta, a bancada de julgamento ficou num impasse. O rapaz empregou, adequadamente, os termos pedidos ou não? Usou de subterfúgio ou de criatividade? Entre prós e contras, decidiram pela aprovação. Afinal, aquele jovem dera uma prova de capacidade, de como sair bem um uma situação complicada. 

Você aprovaria?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por