ARTICULISTAS

Sentimento de culpa é substituto da ação

Ana Rita Gomes
Publicado em 21/08/2020 às 07:20Atualizado em 18/12/2022 às 08:55
Compartilhar

“Quem sente culpa não faz nada, permanece passivo." (Bert Hellinger)

Quem se culpa tende a se vitimizar e, consequentemente, não sai do lugar. Quando erramos, e muito diferente de assumirmos nossa responsabilidade, nós nos culpamos, não temos condição alguma de lidar com aquilo de forma assertiva. Ficamos nos arrastando diante do erro, sem nada conseguir fazer a respeito.

Quem se culpa espera sempre uma espécie de "libertação" através do olhar do outro. Como se esse outro tivesse a capacidade de nos tirar o peso da culpa sobre os ombros. "Você não precisa se culpar dessa forma! Eu te desculpo!" Assim permanecemos na inércia, porque ninguém tem essa capacidade. Quando, finalmente nos responsabilizamos, nós mesmos tratamos de nos desfazer desse peso e então seguimos mais fortalecidos em direção à mudança.

Troquemos a culpa pela responsabilidade. Somente assim, quando eu me responsabilizo, de forma adulta e consciente, me permito lidar com a situação de frente, sair desse estado de passividade. Não mais me permito continuar imerso em um estado de vitimização que apenas me enfraquece e paralisa.

Ana Rita Gomes é psicóloga, aprendiz da vida e a serviço da luz, autoconhecimento e transformação. Consteladora Familiar - em formação

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por