ARTICULISTAS

Não avalize 007

Paulo Cesar Santos
Publicado em 07/05/2022 às 18:21Atualizado em 18/12/2022 às 22:51
Compartilhar

Reflexos de um crime que você comete. Ei, é isto mesmo, você é a fiel imagem de um assassino. Não, discorda? Pois bem, é verdade e você não mente para a matemática, esta é exata.

Nostradamus (Michel de Nostredame) foi um vidente que, por previsões futuras, ficou conhecido por prever acontecimentos muito aquém do seu tempo. Um dos mais famosos foi o naufrágio do Titanic. Outrossim, também é verdade, é fácil antecipar alguns tipos de acontecimentos futuros. Este, previsto quanto ao mais famoso navio afundar e matar milhares de pessoas, pode ser feito por qualquer um, usando apenas a lógica.

Por exemplo, daqui alguns anos, uma nave interplanetária irá chocar-se com um meteoro “desgovernado”. Este fato culminará na morte de muitas pessoas.

Isto não é apenas uma questão de previsão, é algo matemático. Caso o homem povoe outros planetas, as viagens entre a Terra e Júpiter serão feitas rotineiramente, como ir de São Paulo à Europa de avião. Infelizmente, acidentes acontecem e, na proporção de milhares de voos, um ou outro acaba tendo um final trágico. Então, a possibilidade de acontecer um acidente em uma viagem interplanetária é real. Há como evitar isto? Não. Um parafuso ou outro entre milhares que compõem uma máquina sempre pode “emperrar” e, consequentemente, esta ficar sem controle e culminar em uma tragédia.

Todavia, algumas tragédias podem ser evitadas, usando também previsões. Contudo, não é necessário nascermos com um dom visionário, bastaria, apenas, sermos realistas e sairmos da mesmice.

Perceba assim, usando um exemplo lógico. Há quantos anos você acompanha os noticiários informando que: “aconteceu uma tragédia no Rio de Janeiro”. E a manchete fúnebre contínua: “uma família inteira foi soterrada...” Ou, famílias inteiras no Nordeste morrem por falta de água... Ainda, a violência no país aumenta de forma exponencial... Qual delas foi esquecida aqui?Certamente, há muitas outras que você lembra e podem ser citadas, inúmeras.

Logo, acabar, ou reduzir isto a números insignificantes, está à mão de todos.

Bastaria que a população desse importância à vida humana. Haja vista que há lógica em nossos administradores reclamarem de vinhos, que devam ser minimamente premiados para seus jantares? Ou, onde reside a verdade em elaborarem leis absurdas, estilo fundo partidário, auxílios-telefone, paletó, cumulação de aposentadorias (afinal, precisam comer), senadores de seis meses e outras aberrações? Não, nós os elegemos para dirigir o país, então, aceitando esses absurdos, somos coniventes com as mortes “pré-anunciadas”. Afinal de contas, calados, concordamos com “leis estapafúrdias”, que rateiam nossos impostos em gastos assassinos (fundo partidário, auxílios e outros).

Ano que vem, ou nos próximos anos, as tragédias serão as mesmas. Dúvida? Se sim, você é conivente com as leis e os morros de lixo que escorregam, ou com a transposição do São Francisco, que, na administração de Deus sobre a Terra, não será concluída.

O erro não é morar no morro, errar é sermos fiadores da morte, ao nos calarmos ante absurdos que acontecem, por concordarmos com os assassinos que reelegemos.

Paulo Cesar dos Santos

O escritor do lago

Blog, Instagram: UtopiaxRealidade (Nascendo um mundo melhor)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por