ARTICULISTAS

Percepção do cotidiano: uma gota de história do espiritismo em Uberaba

Vania Fonseca
Publicado em 02/09/2020 às 00:09Atualizado em 18/12/2022 às 09:10
Compartilhar

Tenho tempo vivido para recordar e contar lembranças valiosas!

Anonimamente, ainda que de passagem, conheci vidas belíssimas, como a de Senhor Joaquim Cassiano! Médium de cura repartiu bênçãos a tantos uberabenses que o procuravam no pioneiro Centro Espírita Vicente de Paula.

Dona Zoraide Mendonça dos Santos (1921 - 1987) (SANTOS, 2020), por amor a seu filho desencarnado em 1961, fundou a Casa Espírita Bittencourt Sampaio, juntamente com seu esposo, José Rodrigues dos Santos, e um casal de amigos - D. Celeste e Sr. Ananias. Ali ofertava, ao sabor do estudo e da caridade, a convivência de espíritas valorosos como Dr. Jarbas Leone Varanda, Dr. Olavo Escobar, Silas Scussel e família, Carlos Antônio Baccelli, entre outros que, atualmente, trabalham nesta casa de amor e oração.

Vidas frutificaram-se em versos e prosas mediante o conhecimento e prática da doutrina espírita codificada por Allan Kardec e ampliada por Francisco Cândido Xavier (1910 – 2002) (CHICO..., 2020).

Carlos Antônio Baccelli (BACCELLI, 2020) - cirurgião-dentista, médium, orador, escritor e coautor responsável por cerca de duzentos livros que revivem a memória de uberabenses exemplares, expoentes da fé espírita-cristã. Entre estes, Dr. Inácio Ferreira de Oliveira (1904 - 1988) (INÁCIO..., 2019) - médico psiquiatra e diretor-clínico do Sanatório Espírita; e Dr. Odilon Fernandes (1907 - 1973) (CASA..., 2020) - cirurgião-dentista, presidente e fundador da Casa do Cinza.

Fiel escudeiro de Chico Xavier, Baccelli é trabalhador incansável no Centro Espírita Bittencourt Sampaio e Lar Espírita Pedro e Paulo que recebe, semanalmente, caravanas de várias regiões do Brasil e exterior, com pessoas em busca de alívio para suas dores e aflições. E tem levado Uberaba a muitos cantos da Terra por meio da divulgação dessa doutrina e das obras de Chico Xavier.

Estes foram encontros que ensinaram caminhos para uma vida entre tantas! Hoje é momento de partilhar uma gota de lembrança à sabedoria destas ilustres personalidades.

Gratidão a Uberaba, repositório de vidas que representam o plantio do bem e do amor cristão no Triângulo Mineiro que respira por Minas Gerais! Presenças em forma de raios luminosos que espalham caridade incondicional e esperança aos carentes de saúde física, mental e espiritual.

Vania Fonseca Bióloga e Pedagoga

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por